Fazenda Três Barras sedia encontro sobre eficiência produtiva dos rebanhos
Papo de Fazenda na Três Barras, da Família Micheloni, apresentou versatilidade de matrizes Nelore.

Os desafios para a pecuária brasileira, sobretudo ligados à eficiência produtiva dos rebanhos de gado de corte – em especial do gado Nelore –, compuseram a pauta do Papo de Fazenda, evento organizado pela Fazenda Três Barras, de Santa Rita do Pardo (MS), em parceria com a P@RM Agropecuária.
O Papo de Fazenda é iniciativa da DeltaGen, uma associação de pecuaristas que busca gerar e utilizar tecnologias de ponta para aumentar a rentabilidade da pecuária de corte, através do melhoramento genético. A Fazenda Três Barras, gerida pela Família Micheloni, é uma das 58 propriedades associadas.
O público desta edição do Papo de Fazenda foi recebido pelo pecuarista Kiko Micheloni e os parceiros do evento. Os mais de 120 participantes puderam conhecer o trabalho de seleção genética do criatório – que trabalha com as ferramentas genéticas DeltaGen – e também contaram com uma programação especial de palestras.
Rodrigo Dias, gerente técnico da DeltaGen, falou do programa como ferramenta para aumento da lucratividade. Danilo Martins, da P@RM Agropecuária destacou a produção de mais bezerros com o mesmo número de matrizes. E José Paulo Micheloni, administrador da Três Barras, trabalhou tema sobre a versatilidade da matriz Nelore.
Ao final, o público formado por pecuaristas, pesquisadores, clientes e profissionais do setor, participou de uma dinâmica com os animais, mediada por Rodrigo Dias.
Compartilhando experiências e resultados
Entusiasta do evento, o pecuarista Kiko Micheloni destacou que o Papo de Fazenda, na Três Barras, permitiu que o público pudesse se informar, obter conhecimento e ter acesso a uma experiência de resultados, a partir da aplicação das ferramentas genéticas DeltaGen.
Esses recursos genéticos, associados ao manuseio do rebanho – segundo Kiko – permitem alcançar uma importante qualidade na carcaça do animal, o que se dá pela precocidade sexual que, por sua vez, permite a precocidade de abate.
Ele explica que a fertilidade, junto com a rusticidade do rebanho, possibilita emprenhar a vaca mais cedo, traz um número maior de bezerros por cada cem vacas, com a característica de gado dócil para desmame, e abrevia a terminação. “Ou seja, permite-se o abate de um gado jovem com boa carcaça e bem pesado”, destaca.
Esse cenário dá ao pecuarista condições de atender, com qualidade e competitividade, aquilo que o mercado pede. “É possível terminar um gado mais jovem, com a carcaça que o frigorífico quer”, reforça. A aceitação do rebanho de corte no mercado, com essas características, repercute em maior rentabilidade e lucros. “Esse é o objetivo, e assim sobreviver na pecuária nacional. Quem não usar essas ferramentas não vai subsistir no setor. Isso tudo é um caminho sem volta”, ressalta Kiko.
Sobre o evento, o anfitrião destacou que o feedback foi bastante positivo. “Muita gente se informou, aprendeu, atualizou, obteve conhecimento, em busca da qualidade da carcaça, precocidade sexual e precocidade de abate”, disse. “Isso prova o seguinte: aquele que não entrou antes, nesse programa da DeltaGen, se arrependeu, porque a evolução é rápida e o pecuarista tem que procurar ferramentas e tecnologia para poder diminuir os custos, obter mais qualidade e produção e maior rentabilidade e lucro”.
Kiko destacou que a decisão que permitiu sediar o Papo de Fazenda na Três Barras se deu pelo incentivo entre parceiros do próprio setor, que reconhecem o trabalho desenvolvido na propriedade e cuja expertise poderia ser útil a outros pecuaristas. “O evento superou a expectativa, principalmente por ser o primeiro onde participamos na sua realização. Houve um congraçamento muito bom entre todos os participantes, muita gente interessada e o número de pecuaristas surpreendeu”, disse. “Colhemos muitos elogios”, comemorou. (Continua após a publicidade...)
Três Barras: reconhecida nacionalmente
Em dezembro de 2015 a Três Barras recebeu o Troféu Nelore de Ouro – Programa de Qualidade Nelore Natural - Categoria Produtor, oferecido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). O evento é considerado o “Oscar” da pecuária brasileira e homenageia os principais representantes do setor. Em 2015 foram entregues 93 prêmios para 80 pessoas.
A premiação da Três Barras, no Programa de Qualidade Nelore Natural, é fruto do trabalho de seleção do nelore da DeltaGen realizado à campo, na propriedade em Santa Rida do Pardo, empregando tecnologias de ponta para a melhora da qualidade genética dos bovinos de corte, o que, por sua vez, reflete no padrão das carcaças enviadas para indústria (reveja).
DeltaGen: melhoramento genético e eficiência produtiva
A DeltaGen permite, por meio da seleção das empresas associadas e tecnologias de ponta, melhorar a qualidade genética dos bovinos de corte. Visa, com trabalho de melhoramento desenvolvido por todos os criadores participantes, aumentar a eficiência produtiva dos rebanhos, de modo que um auxilie o outro na evolução dos planteis.
É uma associação com mais de 40 anos de tradição, que atua nas mais diversas áreas da produção animal, tendo entre suas participantes fazendas localizadas nos principais polos da cadeia da carne, em nove estados brasileiros: Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Pará e Rondônia. Reúne 44 associados, 58 fazendas e um rebanho total de 350 mil cabeças, com 74 mil vacas em avaliação (saiba mais).