Esportes

Guarani Mirim associa esporte, cidadania e oportunidades

Trabalho social ancorado no esporte pode ter papel transformador na vida de crianças e adolescentes.

Por: Da Redação atualizado: 5 de junho de 2017 | 08h11
Recente participação da categoria Sub-20 do futsal masculino Guarani Mirim na Liga Oeste Paulista de Dracena, onde sagrou-se vice-campeã (Foto: Cedida). Recente participação da categoria Sub-20 do futsal masculino Guarani Mirim na Liga Oeste Paulista de Dracena, onde sagrou-se vice-campeã (Foto: Cedida).

Uma iniciativa que tem o esporte como núcleo central para atrair crianças e adolescentes, promove ações transformadoras, dentro e fora das quadras e dos campos. Esse é o espírito inspirador e o núcleo de motivação do trabalho realizado pelo projeto social Guarani Mirim, coordenado por Alex Diego Fratellos, que se desenvolve dentro das atribuições ampliadas da Polícia Mirim de Adamantina.
Alex explica que o projeto social Guarani Mirim tem por finalidade diminuir o índice de violência envolvendo crianças e adolescentes, utilizando para isso o preenchimento do tempo em que se encontram desocupados, com a prática de um esporte saudável, e se utiliza de três modalidades esportivas como chamariz: futebol, futebol de salão (futsal) e voleibol. “Buscamos promover atividades que valorizem o exercício de cidadania, valores éticos, responsabilidade, solidariedade e cooperação entre grupos e indivíduos”, diz o entusiasta da iniciativa.
Segundo Alex, o projeto social Guarani Mirim foi iniciado em março deste ano, com escolinhas de futebol, futsal e vôlei, e já conta com cerca de 200 participantes, entre crianças e adolescentes, de ambos os sexos. As atividades práticas acontecem nas dependências da Escola Municipal Teruyo Kikuta e da Escola Estadual Durvalino Grion, e deve se estender para outras praças esportivas da cidade.
Para a realização desse trabalho, ele integra uma equipe multidisciplinar que conta com um professor formado em educação física, um coordenador de esportes, uma assistente social, uma psicóloga, um assistente de marketing, um diretor de esportes e uma gestora.
O projeto é mantido pela Policia Mirim de Adamantina e também por meio de parceiros e patrocinadores para os materiais esportivos e despesas de viagem.

Primeiros resultados já se mostram motivadores

Considerando que as ações do Guarani Mirim foram iniciadas em março do ano passado, o projeto ainda está engatinhando, mas há resultados bastante positivos e motivadores. “Já alcançamos um numero grande de alunos em pouco tempo, onde atualmente a categoria Sub-20 do futsal masculino se consagrou vice-campeã da Liga Oeste Paulista de Dracena”, orgulha-se Alex. Ele cita ainda a realização da avaliação do São Paulo Futebol Clube pela primeira vez em Adamantina (foto abaixo), em busca de novos talentos para suas categorias de base, cuja iniciativa se deu por conta desse trabalho em andamento na cidade.

Esporte social e vitrine dos novos talentos

O coordenador de esportes do Projeto Guarani Mirim Alex Diego Fratellos foi contratado no inicio do mês de março para trabalhar neste novo projeto da Policia Mirim. Ele já fazia um projeto social no município desde 2007, e também com sua escolinha de futebol particular Fratellos Sports, na qual se destacou indicando e revelando nomes do futebol adamantinense para o cenário do mundo do futebol.
A experiência e a vivência esportiva, e o resultado desse trabalho, permitiu uma projeção positiva junto à sociedade e aos profissionais do esporte, o que se tornou uma vitrine, atraindo a atenção daqueles que atuam profissionalmente no setor. Por conta desses fatores, somados à sua rede de contatos, Alex já possibilitou a realização de grandes avaliações de clubes em Adamantina, de grandes equipes como Palmeiras, São Paulo, Atlético Paranaense, Cruzeiro, Figueirense, Avaí e outros, e das indicações nomes de atletas adamantinenses que estão atuando em clubes: Andrezinho, Luis Mantovani, Eduardo Jassi, Robinho, Sorriso, Yago e outros.

O esporte como instrumento de formação e transformação

Entusiasta e apaixonado pelo que faz, Alex Diego Fratellos (foto abaixo) destaca que o esporte é a arma mais poderosa para mudar o mundo. “Através do esporte podemos mudar as pessoas”, diz. Nesse desafio, ele pretende promover e estimular a formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. “Além de formar grandes seres humanos cientes de seus direitos e deveres, temos o desafio de formar pessoas com caráter, e que amem o próximo. O nosso sonho é ajudar a todas as famílias e salvar vidas através do esporte e um dia resgatar o Guarani de Adamantina e disputar um Campeonato Paulista nas categorias de base”, revela.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais