Esportes

Adamantinense Júlia Barbosa é Campeã Paulista de Atletismo e garante vaga no Brasileiro

Adamantinense é a atual líder do ranking brasileiro no lançamento de disco.

Por: Da Redação atualizado: 27 de agosto de 2017 | 16h01
Júlia Barbosa no centro do pódio, nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, realizados em Praia Grande, no litoral paulista (Foto: Cedida). Júlia Barbosa no centro do pódio, nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, realizados em Praia Grande, no litoral paulista (Foto: Cedida).

Nos dias 19 e 20 de agosto de 2017 a estudante Júlia Barbosa se sagrou Campeã Paulista de Atletismo, na prova do lançamento de disco dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), cuja competição foi realizada debaixo de chuva na cidade de Praia Grande, no litoral Paulista. Ela é aluna da “Escola Cristã de Ensino”.
No lançamento de disco a atleta adamantinense Júlia Barbosa atingiu a marca de 38,78m, enquanto a segunda colocada lançou 27,31m. Assim, consegui garantir sua vaga para o Campeonato Brasileiro Escolar, que vai acontecer em Curitiba m(PR), de 12 a 21 de setembro, subsidiado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), denominado como “Jogos Escolares da Juventude”.
A competição na capital paranaense contará com os melhores atletas escolares de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. O regulamento dos Jogos Escolares da Juventude prevê que somente o melhor atleta de cada Estado tem o direito de participar da competição, o que coloca a atleta adamantinense, campeã paulista, entre as melhoras atletas da categoria, no Brasil. A adamantinense é a atual líder do ranking brasileiro no lançamento de disco.
A atleta Júlia Barbosa disse que os Jogos Escolares do Estado de São Paulo foram a competição mais difícil e emocionalmente de sua vida, pois a chuva forte durante toda a prova em Praia Grande fez com que o setor estivesse muito escorregadio, além da necessidade de conquistar a vaga com bom resultado, já que sua melhor marca em treinamentos está acima de 41m, o que lhe poderá dar a chance de subir no pódio na etapa nacional em Curitiba, neste mês de setembro.

Revelando talentos

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo são organizados pelo governo do Estado de São Paulo, que através da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, junto à Secretaria de Educação, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, realizam o mais importante evento do desporto escolar nacional, revelando a cada ano muitos talentos esportivos, entre os quais o judoca Tiago Camilo, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000 e bronze em Pequim 2008; Fabiana Murer medalhista pan-americana e campeã mundial indoor de salto com vara; e Etiene Medeiros, melhor nadadora brasileira da atualidade.

Próximas competições no Brasil e exterior

Júlia Barbosa é treinada pelo próprio pai, o docente de educação física na UniFAI, Prof. Ms. Carlos Alberto Gomes Barbosa. Ele revelou que o calendário esportivo da atleta para o segundo semestre está repleto de competições. Quanto aos treinamentos, disse que tudo está correndo conforme o planejamento anual, já que a aluna-atleta é a atual líder do ranking brasileiro na categoria acima da dela (Sub 16), contudo os investimentos são altos, pois nos dias 26 e 27 de agosto (próximo final de semana) terá a 5ª Etapa do Campeonato da Federação Paulista de Atletismo (FPA) em São Bernardo do Campo (SP), no dia 2 de setembro a 6ª Etapa FPA em Ribeirão Preto (SP), 12 a 21 de setembro Jogos Escolares da Juventude (COB) em Curitiba (PR), 23 e 24 de setembro Final do Campeonato Paulista da FPA em Sertãozinho (SP), 29 de setembro a 01 de outubro Campeonato Brasileiro promovido pela Confederação Brasileira de Atletismo em Fortaleza (CE) e na primeira quinzena de dezembro os Jogos Sulamericanos Escolares em Bogotá, na Colômbia. Desta forma, ainda há necessidade de apoio para cobrir as despesas para tais viagens.

Rede de colaboradores

O professor Carlos Barbosa destaca que seria impossível participar do JEESP em Praia Grande e demais competições ao longo deste ano, sem o apoio incondicional da Escola Cristã de Ensino, Prefeitura Municipal de Adamantina (Prefeito Márcio Cardim, Secretário de Esporte Ronaldo Pereira Dutra, Diretor de Esporte Luciano Netto, Secretário de Finanças João Lopes e o Técnico de Atletismo Domingos Rocetão), Programa Esportivo Educacional – ProEduc/UniFAI (Assistente Social Karen, Professores Victor, Luis e Diogo, Secretária Janaína, Inspetores de Alunos Júlio, Kelly, Ivete e Fernanda), Associação Cultural Recreativa e Esportiva de Adamantina ACREA (Noriko Saito, Yuske Miyamura, Artur Miyamura, Takeshi Matsuda e Toshie Matsuda) e Equipe de Oxigênio de Corrida de Rua (Coach Jefferson Vagner, Eduardo, Paula, Daliane, Lú Parra, Eliane, Farina, Cícera, Bruna, Greice, Kátia, Liliane, Paulinha e Marcelo).
O professor Carlos Barbosa cita também vários empresários e outros colaboradores que acreditam no esporte adamantinense como agente transformador nas vidas das crianças, adolescentes e jovens. “Obtivemos o apoio durante este ano de empresários como Zeca do Posto Progresso, Prof. Juliano Silva (JFS Runner Assessoria Esportiva e Treinamento Personalizado), Artur, Marta e Ricardo Miyamura (Anticorpus/Vivo), Marina (Espaço VIP), Uellen (Loja Doma), Dra. Maria Angélica (Clínica Bonini) Carlos Terence, Laercio Miguel, Amanda Lecy, UniFAI (Diretor Adm. Fabrício Lopes, Prof. Dra. Pró Reitora de Extensão Jaqueline Machado, Prof. Dra. Coord. Ed. Física Gabriela Toloi, Prof. Ms. Cesar Marinho, Prof. Esp. Fernando), Ograria Brasil Throwers (Atletas Masters de Lançamentos de disco, dardo, martelo e martelete e Arremesso de peso), além do Herói Olímpico de Sydney (Austrália) Claudio Roberto de Sousa do “Projeto Cidadão Olímpico – Correndo na Frente”, em que Júlia Barbosa integra o Projeto como Atleta. O esporte no Brasil, infelizmente, não está na lista de prioridades do governo; entretanto saber que existem gestores públicos em Adamantina, empresários e pessoas conscientes, que estão dispostos a investir no sonho de crianças, jovens e adolescentes é uma motivação não só como pai, mas principalmente como Educador”.

Para saber mais acesse aqui a Fanpage Júlia Barbosa – Discus Throw.
 

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais