Cidades

Sabesp detalha operação de água e esgoto para autoridades municipais

Sabesp leva autoridades municipais para conhecem operação de água e esgoto em Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 26 de maio de 2018 | 22h37
Visita à estrutura de tratamento de esgoto operada pela Sabesp em Adamantina (Foto: Cedida). Visita à estrutura de tratamento de esgoto operada pela Sabesp em Adamantina (Foto: Cedida).

Uma atividade realizada durante toda a manhã desta quinta-feira (24), organizada pela Sabesp de Adamantina, levou um grupo de vereadores, secretários municipais, diretores e estagiário da Prefeitura local para conhecerem todo o detalhamento da operação de abastecimento de água e tratamento de esgoto, operados pela empresa, na cidade.
A visita monitorada foi guiada pelo gerente de divisão da Sabesp em Adamantina, o engenheiro Décio Dias Cesco. O grupo visitou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Leste, localizada na Bacia do Córrego Lambari, que processa o tratamento de 30% do total de esgoto coletado na cidade, depois a ETE Oeste, localizada na Bacia do Córrego do Rancho, que responde pelo restante da demanda, ou seja, 70% do esgoto coletado.
A segunda etapa do roteiro levou os visitantes à Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada na altura da Rua Arno Kieffer, onde também há reservatórios, e depois à área de operações, localizada na Rua Rui Barbosa, onde também estão alocados reservatórios de água e todo o monitoramento do sistema, com informação em tempo real sobre operação das bombas e volume de água nos reservatórios.
Nesse mesmo espaço operacional foi apresentada a estrutura de suporte, com equipes de manutenção nas áreas hidráulica e elétrica, e o sistema de recebimento de chamados feitos pelo cidadão, que funciona ininterruptamente, 24h por dia.

8,2 milhões de litros de água/dia são distribuídos em rede com 146 km

Um dos reservatórios de água da Sabesp, em Adamantina (Arquivo/Siga Mais).

A Sabesp opera os serviços de abastecimento de água e a coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade.
Em relação ao abastecimento de água, a cidade é servida a partir da água subterrânea extraída de oito poços profundos. A produção diária de água é de 8.200.000 litros.
A água captada nos poços é levada até a Estação de Tratamento (ETA) localizada na Rua Arno Kieffer, onde recebe correção de Ph, adição de cloro e flúor, como determinam as normas sanitárias. No mesmo espaço é realizada a análise diária da água, bem como a reservação e a o encaminhamento, via bombeamento, para outra unidades de reservação. Ao todo, são seis reservatórios que armazenam 3.790.000 litros de água. Esse volume reservado é utilizado em situações emergenciais, como reparos por danos no sistema de captação ou falta de energia elétrica.
O volume de água produzida é Adamantina é distribuído por uma rede que soma 146,31 quilômetros, espalhada por toda a cidade. Atualmente, são 14.829 ligações de água, para clientes residenciais, empresariais, industrias e poder público.

120 km de rede coletam 6,5 milhões litros de esgoto/dia

Estação de Tratamento de Esgoto Oeste, na Bacia do Córrego dos Ranchos (Arquivo/Portal Governo de SP).

Já o sistema de coleta, afastamento e tratamento de esgotos é formado por uma rede de tubulação que soma 119.21 quilômetros, e coleta o esgoto por gravidade, originado nas 14.729 ligações. O número de ligações de esgoto é menor do que o número de ligações de água, em razão da existência ligações em praças e terrenos, por exemplo, que ainda não geram esse atendimento.
A topografia da cidade exige a operação de cinco estações elevatórias, que por sua vez, conforme a região, bombeiam o esgoto coletado para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).
Na ETE Leste, localizada na bacia do Córrego Lambari – a mais antiga, em operação –, são processados 1.970.000 litros de esgoto/dia, o que corresponde a 30% do total de esgoto coletado na cidade. Já na ETE Oeste, na Bacia do Córrego dos Ranchos, inaugurada em 2012, o volume de esgoto processado é de 4.590.000 litros/dia, equivalente a 70% do esgoto coletado. Juntas, processam 6,56 milhões de litros de esgoto/dia.
Depois de submetido ao processo de tratamento, o volume é lançado em mananciais próximos às duas ETEs. Ambas, porém, acumulam um grande volume de resíduos, transportados pela rede coletora.
Na ETE Leste, a retirada desse material é feita manualmente, a partir de grades que bloqueiam a chegada de objetos diversos que são lançados inadvertidamente na rede de esgoto e ficam retidos. Ao final de determinados períodos, e após estarem secos, são removidos.
Já na ETE Oeste essa operação é automatizada, com filtros que separam objetos diversos e areia. Essa é a primeira etapa para separação de materiais sólidos lançados no esgoto.
Depois dessa fase desenvolve-se o processo de tratamento, onde os resíduos materiais resultantes dessa operação são lançados em um pátio coberto para evaporação. Depois disso, a matéria sólida resultante, seca, é transportada com os demais rejeitos para um aterro licenciado, localizado em Presidente Prudente.
Segundo já divulgado pelo SIGA MAIS, são cerca de 16 toneladas resíduos retirados mensalmente da rede.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais