Penitenciária Feminina de Tupi Paulista completa 10 anos
Unidade possui a custódia de reeducandas em regime provisório, fechado e semiaberto.

Em 16 de agosto, a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista completou 10 anos de inauguração. Para comemorar a data, ações foram e estão sendo desenvolvidas com servidores e reeducandas, respeitando os protocolos de segurança contra o Coronavírus. Dentre as comemorações, fora realizado junto aos servidores Curso de Revitalização Tática no Serviço Penitenciário, almoço especial com música ao vivo, sorteio de brindes, entrega de mimos com canetas personalizadas e bolo.
(Divulgação/SAP/Croeste).
(Divulgação/SAP/Croeste).
(Divulgação/SAP/Croeste).
Para as reeducandas, foi servido almoço especial e lançada a campanha “Direito a uma Vida Livre de Violência” em parceria com a Juíza de Direito da 3ª Vara Judicial da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti. A ação promoverá palestras informativas acerca do ciclo da violência e suas formas de enfrentamento, e divulgação do MOBI GAME sobre o assunto junto a população carcerária da Ala de Progressão Penitenciária (regime semiaberto), de forma virtual. Para finalizar, em setembro haverá a realização de concurso de desenhos e frases para compor o Calendário da Vida 2022.
Histórico
O estabelecimento é a única penitenciária feminina da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (CROESTE) e foi construída exclusivamente para atender as particularidades e necessidades das mulheres presas, em especial na área da saúde, com atenção às reeducandas gestantes e lactantes através dos Projetos “Meu Bebê, Minha Vida” e “Nascendo para Liberdade”.
Além disso, a unidade está equipada com setores de trabalho, biblioteca e educação, visando a ressocialização social da mulher presa. Possui, inclusive, uma padaria artesanal e desenvolve cursos profissionalizantes em parceria com Secretarias de Estado e o Poder Judiciário.
(Divulgação/SAP/Croeste).
Com uma área total de 19.142,34 m², a unidade possui a custódia de reeducandas em regime provisório, fechado e semiaberto. “Estamos comemorando uma década de muito trabalho, feito com dedicação e comprometimento. Sabemos que ainda temos muito a aprender e fazer. Aqui crescemos como seres humanos e profissionais”, diz Adriana Alkmin Pereira Domingues, gestora da penitenciária.
Projetos
Na unidade prisional, foi instalada uma oficina de confecção de uniformes para reeducandos e máscaras de proteção reutilizáveis. O material é confeccionado por reeducandas, capacitadas em curso de corte e costura e contratadas pela Fundação Prof. "Dr. Manoel Pedro Pimentel" (FUNAP), o que oportuniza reinserção social e auxílio nas ações de prevenção ao novo Coronavírus. O presídio também disponibiliza Curso Técnico de Administração, realizado através da FUNAP e Centro Paula Souza, sendo já finalizadas três turmas do referido curso e iniciada a 4ª turma com 20 reeducandas.
Leia também:
• Presas produzem 316 mil máscaras de proteção facial na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista
• Bebês recebem protetores faciais da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista
• Reeducanda de Tupi Paulista obtém 2º lugar em concurso de redação da Defensoria Pública da União
• Produzidas por reeducandas, Penitenciária de Tupi Paulista doa toucas de lã ao Pai Nosso Lar
• Reeducandas da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista fazem curso de inteligência emocional
• Penitenciária Feminina de Tupi Paulista investe em higienização contra o coronavírus
• Rede de Combate ao Câncer recebe toucas infantis, turbantes e tiaras feitos por reeducandas