Cidades

Dia do Bombeiro Brasileiro: nota à população Adamantinense

2 de julho é consagrado como o dia do Bombeiro Brasileiro. Corporação lembra a data em Adamantina.

Por: Sargento PM Gabriel Valente Silva atualizado: 16:13
Dia do Bombeiro Brasileiro: nota à população Adamantinense

No calendário cultural brasileiro, o dia 2 de julho é consagrado como o dia do Bombeiro Brasileiro. Mais que uma simples data comemorativa, representa um momento para realçar e homenagear aquele cuja missão solidária traduz o seu lema de vida.
Nos primórdios da civilização, foram os hebreus e os gregos que criaram os primeiros Vigias Noturnos encarregados de efetuar rondas e dar alarmes em caso de fogo e combatê-lo.
Na antiga Roma, em 27 A.C, este serviço foi conservado e desenvolvido, havendo documentação histórica do primeiro Corpo de Bombeiros organizado e estruturado.
No Brasil, a arte de apagar incêndios chegou com os portugueses, que traziam, em suas embarcações, os marinheiros denominados “Vigias do Fogo”, com a missão de realizar o combate nos incêndios de naus e caravelas.
Historicamente, ressaltamos que foi durante o Segundo Império, quando numa visão empreendedora para a época, o Imperador D. Pedro II, no dia 2 de julho de 1856, depois da eclosão de diversos incêndios de proporções consideráveis para a época e a sucessão de incêndios no Teatro São João, atual João Caetano (1824, 1851 e 1856), assinou o Decreto Imperial Nº 1.775, que criava, pela primeira vez no Brasil, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte.
Nascia, por meio deste ato, a Profissão de Bombeiro. Oficializando a importância dos serviços de Bombeiros, por decreto, o Presidente da República Getúlio Vargas, instituí o dia 2 de julho como comemorativo ao “Dia do Bombeiro”.
É o bombeiro brasileiro referência da profissão em todo o mundo. Destaca-se o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo que possui a maior Escola de Formação da América Latina, visitada por bombeiros de todo o mundo para acompanhar as aulas de treinamento e de técnicas desenvolvidas.

2 de julho! Dia do bombeiro brasileiro! Dia do Bombeiro de Adamantina!

Recobrando a história do município de Adamantina, o primeiro sinistro de grande vulto e comoção popular ocorrido nesta cidade data de 30 de maio de 1975. Ocorrido na Fábrica de Móveis Rombaldi, prédio este existente até hoje na Avenida Adhemar de Barros.
Na ocasião os Postos de Bombeiros mais próximos pertenciam às cidades de Tupã e de Presidente Prudente. Por coincidência do destino, como assim tantos gostam da expressão, duas transmissoras de rádio faziam suas reportagens ali próximo, estas rapidamente noticiaram ao vivo o ocorrido, dando assim conhecimento do fato à população que, de pronto, deslocou-se ao local para ajudar no necessário, assim, houve condições do uso de muitos extintores portáteis.
E, com a chegada ao local um caminhão pipa da prefeitura, trinta minutos após seu início, o sinistro fora controlado. A reportagem foi veiculada na manhã seguinte pela matéria de duas páginas do jornal, fato este pormenorizado pelo repórter, cada detalhe da ocorrência, fator inicial, esforço da população, usos de meios de fortuna, voluntariedade, riscos. Entrevista com. Euclides Romanini, então Prefeito licenciado, sobre o terrível ocorrido.
Sem dúvida, esta foi a grande reportagem de destaque daquela manhã de 1 de junho.  Grande preocupação da população onde a grande pergunta era e se acontecer de novo? Pergunta esta que em questão de tempo passou a transformar-se em cobrança as autoridades quanto a criação de um Posto de Bombeiros no município.
Contatos então foram realizados e no dia 13 de fevereiro do ano de 1976, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente, vem ao município realizar uma palestra afim de incentivar a criação de um Posto de Bombeiros na cidade, explicando a população quanto as parcerias Estado e Município para este propósito, e após alguns meses de estudos e empreendedorismo, em 5 de junho de 1976, o Prefeito Municipal vem a público declarar a criação de um Quartel do Corpo de Bombeiros em Adamantina.
Após 42 anos dos serviços de Bombeiros implatados, atualmente o Posto de Bombeiros de Adamantina conta com 6 viaturas operacionais e de transporte. Nosso efetivo é de 23 militares, sendo 21 homens e 2 mulheres, que a partir do ano de 2016 passaram a fazer parte das fileiras desta unidade .
Que o lema do bombeiro, a essência da palavra deste ser, esteja presente, intrínseco em nossa mente e coração, protegendo a vida, o meio ambiente e o patrimônio de nossa sociedade e comunidade.

A você bombeiro!
Parabéns pelo seu dia.

Nosso muito obrigado!

A você cidadão,
conte conosco, com nossos esforços, você é nosso fim. Ajudá-lo é nossa vocação.

* * *

2 de julho de 2018 | Posto de Bombeiros de Adamantina
Texto: Sargento PM Gabriel Valente Silva

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais