Saúde

Material perfurocortantes exige descarte adequado; saiba como proceder

Pacientes que fazem uso de insulina devem retirar caixa na UBS de referência para correto descarte.

Por: Natacha Dominato | Comunicação/Prefeitura de Adamantina atualizado: 3 de outubro de 2022 | 09h50
Descarte de materiais perfurocortantes tem regras específicas  (Imagem: Regiane Rocha/Prefeitura de Palmas-TO). Descarte de materiais perfurocortantes tem regras específicas (Imagem: Regiane Rocha/Prefeitura de Palmas-TO).

Como forma de evitar que materiais perfurocortantes, tais como lâminas, bisturis, agulhas e ampolas de vidro, entre outros sejam descartados em lixo comum, a Prefeitura de Adamantina conta com um serviço de coleta e descarte correto dos resíduos de serviço de saúde (RSS).

As pessoas que fazem uso de insulina devem descartar os itens usados na aplicação do medicamento de forma correta. Para isso, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza gratuitamente um recipiente próprio para que esses materiais sejam alocados temporariamente.

Publicidade

Supermercado Godoy
Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

O paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) referência para pegar o recipiente e quando o mesmo estiver preenchido, deverá ser devolvido na mesma UBS para que o descarte correto seja executado, quando então um novo recipiente lhe será entregue para que o processo correto seja reiniciado.

O ato de deixar o recipiente próprio para descarte de material perfurocortantes na UBS de referência é fundamental para evitar que os servidores públicos que atuam na coleta de lixo fiquem sujeitos à contaminação ou sofram acidentes.

Relembre

Agulhas e seringas descartadas irregularmente no lixo comum quase ferem coletor em Adamantina

 • Morador encontra seringas em lixo comum na via pública

Publicidade

Nova Foto e Ótica
Cóz Jeans
Tio Panda Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais