Saúde

Material perfurocortantes exige descarte adequado; saiba como proceder

Pacientes que fazem uso de insulina devem retirar caixa na UBS de referência para correto descarte.

Por: Natacha Dominato | Comunicação/Prefeitura de Adamantina atualizado: 3 de outubro de 2022 | 09h50
Descarte de materiais perfurocortantes tem regras específicas  (Imagem: Regiane Rocha/Prefeitura de Palmas-TO). Descarte de materiais perfurocortantes tem regras específicas (Imagem: Regiane Rocha/Prefeitura de Palmas-TO).

Como forma de evitar que materiais perfurocortantes, tais como lâminas, bisturis, agulhas e ampolas de vidro, entre outros sejam descartados em lixo comum, a Prefeitura de Adamantina conta com um serviço de coleta e descarte correto dos resíduos de serviço de saúde (RSS).

As pessoas que fazem uso de insulina devem descartar os itens usados na aplicação do medicamento de forma correta. Para isso, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza gratuitamente um recipiente próprio para que esses materiais sejam alocados temporariamente.

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

O paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) referência para pegar o recipiente e quando o mesmo estiver preenchido, deverá ser devolvido na mesma UBS para que o descarte correto seja executado, quando então um novo recipiente lhe será entregue para que o processo correto seja reiniciado.

O ato de deixar o recipiente próprio para descarte de material perfurocortantes na UBS de referência é fundamental para evitar que os servidores públicos que atuam na coleta de lixo fiquem sujeitos à contaminação ou sofram acidentes.

Relembre

Agulhas e seringas descartadas irregularmente no lixo comum quase ferem coletor em Adamantina

 • Morador encontra seringas em lixo comum na via pública

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais