Cidades

Agulhas e seringas descartadas irregularmente no lixo comum quase ferem coletor em Adamantina

Coletores flagram descarte irregular de seringas e agulhas e orientam a população.

Por: Da Redação atualizado: 21 de junho de 2021 | 22h32
Marcos Arantes, funcionário da coleta pública, quase se feriu ao encontrar agulhas e seringas no lixo doméstico (Foto: Clodoaldo Batista). Marcos Arantes, funcionário da coleta pública, quase se feriu ao encontrar agulhas e seringas no lixo doméstico (Foto: Clodoaldo Batista).

O funcionário público Marcos Carlos Arantes, que trabalha na equipe da coleta de lixo da Prefeitura de Adamantina, quase se feriu com agulha descartada irregularmente no lixo comum (doméstico).

O caso se tornou púbico, em tom de alerta, depois que o motorista do caminhão da coleta e colega de trabalho, Clodoaldo Batista, publicou nas redes sociais sobre o ocorrido. “Gostaria de fazer um pequeno apelo para todos vocês que fazem uso de seringas para tomar medicação. Que vocês possam fazer o descarte com mais consciência, com atenção e mais cuidado, amor e preocupação com nossos coletores, que dia a dia estão expostos a várias situações coletando o lixo de vocês”, escreveu.

Agulhas e seringas encontrados no lixo doméstico pelo coletor (Foto: Clodoaldo Batista).

Na publicação, Clodoaldo destaca que seringas e agulhas usados devem ter o descarte adequado. No caso dos moradores que fazem a utilização desses materiais em casa, os mesmos devem levar até uma unidade de saúde mais próxima, que fará o acondicionamento e descarte corretos.

Dicas e orientações

Ainda na publicação, os funcionários da coleta de lixo orientam como fazer o acondicionamento de agulhas e seringas em segurança, usando materiais que cada um têm em casa, e que também vão para o lixo. Eles fizeram um passo a passo, descrito por Clodoaldo, com imagens e demonstração feitas por Marcos Arantes.  

No passo a passo, eles utilizaram uma embalagem descartável. Podem ser usados pequenos galões, uma garrafa pet ou qualquer outro recipiente similar resistente, que não fure. As seringas e agulhas são depositadas nessas embalagens, que em seguir são fechadas com a própria tampa.

Esses materiais embalados, por sua vez, devem ser levados pelos moradores a uma unidade de saúde, que fará o descarte corretamente.

Passo a passo para acondicionamento seguro de agulhas e seringas (Fotos: Clodoaldo Batista/Arte: Siga Mais).

Já na impossibilidade do morador levar esses materiais a uma unidade de saúde, os trabalhadores da coleta pedem que seja feito esse procedimento, entregando depois a um coletor, que fará o encaminhamento. “Em uma garrafa pet ou em qualquer outro recipiente que não fure com facilidade, deposite as agulhas e seringas dentro e tampe, ou se puder entregue diretamente ao coletor que nós levamos até a unidade de saúde mais próxima”, publicou. “Obrigado pela atenção e conto com a compreensão de todos vocês”, completou. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Seringas e agulhas: onde descartar

O descarte de resíduos provenientes de serviços de saúde, e até mesmo decorrentes de utilização de seringas e agulhas em casa, deve ser feito dentro das normas e não pode ser descartado no lixo comum, como flagrado pelos coletores. Porém, mesmo com as orientações, isso ocorre, o que é irregular.

Os estabelecimentos de saúde, como farmácias, laboratórios, clínicas, consultórios médicos e odontológicos, hospitais e demais serviços descartam os resíduos de saúde em programa específico de coleta e destinação desses materiais. Essa coleta, por serviço especializado, é realizada na cidade.

Já os moradores que façam aplicações em casa podem levar esses materiais a uma unidade e saúde, que fará o acondicionamento e descarte corretamente.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais