Polícia

Presos que prestavam serviços em Adamantina fogem e são capturados pela PM

Presos realizavam pintura na Escola Fleurides, fugiram do local e foram recapturados em Lucélia.

Por: Da Redação atualizado: 29 de janeiro de 2020 | 17h42
Presos que prestavam serviços em Adamantina fogem e são capturados pela PM

Na última sexta-feira (24), por volta das 15h, dois presos do regime semiaberto do Centro de Progressão Penitenciária (CCP) de Pacaembu que prestavam serviços de pintura na Escola Estadual Fleurides Cavalini Menechino fugiram do local e foram capturados pela Polícia Miliar.

O caso foi descoberto com a participação de um policial militar de folga que passava pelo local e observou a conduta de dois reeducandos andando pelas imediações da Escola, e passou a observá-los, quando, com a ajuda de um terceiro embarcaram em um carro FM Astra e seguiram em direção a Lucélia.

O policial de folga acionou a central de operações pelo telefone 190 e passou a acompanhar o grupo, para orientar as equipes do policiamento, sendo possível realizar um cerco pela vicinal Adamantina/Lucélia. O veículo desobedeceu a ordem legal de parada e empreendeu fuga, o que foi acompanhado pelas viaturas policiais. 

Ao adentrar na Avenida Amizade Jóia, já em Lucélia, os fugitivos desceram do veículo e empreenderam fuga embrenhando-se em propriedades rurais. E mesmo diante das dificuldades geográficas, foram capturados cerca de 2 km do local em que abandonaram o veículo.

Simultaneamente, o condutor do GM/Astra foi detido por uma equipe da Força Tática, e apresentado na delegacia da Polícia Civil, onde foi liberado. Ele era um motorista de aplicativo e havia sido contratado para realizar a viagem.

Já os detentos foragidos da penitencias foram reconduzidos ao sistema prisional. Na ocasião, um quarto indivíduo (não localizado) foi citado sendo este a pessoa que havia pago a corrida ao condutor do veículo.  (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

SAP se manifesta

Na segunda-feira (27), o SIGA MAIS requisitou informações à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), acerca das medidas de segurança aplicadas no trabalho dos reeducandos na comunidade, bem como as implicações que recaem aos dois foragidos. 

Em nota recebida no final da tarde desta quarta-feira (29), a SAP informou que os presos foram reencaminhados ao CPP e respondem por prática de falta disciplinar (artigo 60 da Lei de Execuções Penais).

Ainda de acordo com a nota, foi solicitada ao Departamento de Execuções Criminais (DEECRIM0 da 5ª RAJ de Presidente Prudente a sustação cautelar do regime semiaberto dos dois, o que provocará o retorno ao regime fechado.

A SAP informa ainda que havia acompanhamento de servidores durante a execução das aulas práticas, assim como ocorre em todas as aulas práticas de cursos realizados por sentenciados daquele estabelecimento penal.

(Conteúdo atualizado às 17h42 do dia 29/01/2019, para inclusão da nota da SAP).

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais