Ensino

PV orientou vereadores do Partido a rejeitarem nomes indicados pelo prefeito à reitoria da UniFAI

Mesmo com a orientação do partido, os dois vereadores do PV votaram diferentes.

Por: Da Redação atualizado: 23 de junho de 2021 | 16h19
PV orientou vereadores do Partido a rejeitarem nomes indicados pelo prefeito à reitoria da UniFAI

O diretório municipal do Partido Verde (PV) de Adamantina, por meio de sua executiva local, publicou na tarde desta terça-feira (22) em sua fanpage uma nota onde esclarece os votos dos dois vereadores do Partido na noite de ontem (21), na Câmara Municipal, quando da apreciação do referendo aos nomes indicados pelo prefeito Márcio Cardim (DEM) à reitoria do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), para o mandado 2021/2025.

Na votação de ontem, por 5x4, os vereadores rejeitaram as indicações de reitor e vice-reitor do prefeito. Dentro de suas atribuições e competências, e assegurado por lei, ele escolheu a chapa que ficou em segundo lugar na votação realizada pelo Conselho Universitário da autarquia, rompendo com uma tradição onde o Poder Executivo Municipal – mantenedor da UniFAI –  sempre reconheceu os nomes com maior votação no colegiado para dirigir a instituição. A chapa indicada pelo prefeito recebeu 6 votos no Conselho Universitário. Já a chapa que encabeçou a lista tríplice, 12.

A mesma legislação que ampara a prerrogativa do prefeito em escolher os nomes que constam da lista tríplice, e não necessariamente o mais votado, também exige que a indicação seja submetida ao plenário do Poder Legislativo. A nomeação do reitor e vice-reitor só pode ocorrer ad referendum, o que foi votado na noite desta segunda-feira, e rejeitado.

A sessão empatou em 4x4 e o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Cesar Cervelheira (PV), desempatou posicionando-se contrário à escolha do prefeito, que não acolheu os nomes que lideraram a lista tríplice, e ficou com os nomes relacionados em segundo lugar.

Diferente do vereador Paulo Cervelheira, a colega de partido na Câmara, Noriko Saito, votou favoravelmente à indicação do prefeito. O Partido sugeriu aos dois vereadores que, nas atuais circunstâncias, rejeitassem os nomes indicados por Cardim, porém o resultado foi outro. 

As duas posições foram pontuadas pela nota do PV adamantinense. O Partido destaca, também, que respeita as decisões, mesmo que divergentes, dos vereadores Paulo Cervelheira e Noriko Saito. Veja a nota, na íntegra:    

“NOTA DE ESCLARECIMENTO DA EXECUTIVA DO PARTIDO VERDE DE ADAMANTINA ACERCA DOS VOTOS DOS SEUS VEREADORES NA NOITE DESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 21 DE JUNHO.

O Diretório Executivo do Partido Verde de Adamantina vem, por meio deste comunicado, esclarecer que, internamente, sugeriu pela REJEIÇÃO dos nomes indicados pelo Prefeito Márcio Cardim para assumirem a reitoria e vice reitoria do Centro Universitário de Adamantina – UnIFAI. 

Há semanas os membros do Diretório, colabores técnicos e os dois vereadores da legenda (Paulo Cervelheira e Noriko Saito), vinham debatendo assuntos relacionados ao tema para chegarem a uma conclusão singular. 

Neste processo ouviram professores, estudantes e funcionários da UnIFAI, também políticos, técnicos, membros do Conselho Universitário e principalmente os componentes das chapas eleitas pelo Conselho.

Diante dos debates internos, o Diretório SUGERIU aos dois vereadores pela REJEIÇÃO aos nomes, isso porque o Partido Verde de Adamantina sempre prezou pela independência, liberdade e autonomia das instituições.

Entendeu o Partido Verde de Adamantina que o Conselho Universitário, através da votação expressiva confiada à chapa vencedora, manifestou a sua plena e cristalina vontade, e esta atitude deve ser respeitada acima de qualquer vontade individual.

Todavia, o Diretório do Partido Verde concede aos seus vereadores total autonomia e liberdade quanto as suas escolhas.

No tocante a qualquer projeto e tema a ser debatido e votado na Câmara Municipal de Adamantina, a Executiva deste Partido, internamente, discute, orienta e sugere, entretanto, não faz imposições aos vereadores de sua legenda, uma vez que vivemos num Estado Democrático de Direito. Importante destacar que os eleitos pela população, através do voto, são os vereadores e não os membros do Diretório Executivo.

Muitos se assustaram com os votos divergentes dos dois vereadores do PV, no entanto, ambos possuem suas próprias razões e convicções.

Por todo o exposto, o Partido Verde de Adamantina deixa acenado que respeita as decisões, mesmo que divergentes, dos vereadores Paulo Cervelheira e Noriko Saito.

Diretório Executivo do Partido Verde

Como fica

Com a rejeição aos nomes, pela Câmara, a situação inédita na história da autarquia exige agora novos desdobramentos, às pressas, já que o atual mandato termina no dia 30 de junho, quarta-feira da semana que vem. Com a rejeição da primeira indicação do prefeito, o mesmo deverá fazer nova indicação ao legislativo, considerando os nomes que fazem parte da lista tríplice elaborada por meio de votação no Conselho Universitário, e novamente submeter os nomes à Câmara Municipal.

Os demais nomes da lista tríplice são dos professores doutores Alexandre Teixeira de Souza e Wendel Cleber Soares, que obtiveram a primeira colocação na votação realizada pelo Conselho Universitário – 12 votos – e  Marceli Moço Silva e Fábio Alexandre Guimarães Botteon, que foram indicados na votação da comunidade acadêmica para comporem o conjunto de três chapas eleitas.

Judicialização?

A rejeição da indicação do prefeito pode eventualmente motivar questionamento judicial por parte do Poder Executivo ou da chapa recusada pelos vereadores. Na Justiça, o prefeito poderá reivindicar sua prerrogativa, como mantenedor da autarquia municipal de ensino.

Processo eleitoral polêmico

Os nomes para a reitoria da UniFAI - professores doutores Vagner Amado Belo de Oliveira para reitor e Albanir Gabriel Borrasca para vice-reitor  - foram indicados na última quarta-feira (16) pelo prefeito Márcio Cardim. A chapa ficou em segundo lugar, em votação no Conselho Universitário da instituição, com 6 votos. Já a chapa que encabeçou a votação no Conselho, e abre a lista tríplice, é formada pelos professores doutores Alexandre Teixeira de Souza e Wendel Cleber Soares.

Márcio Cardim foi diretor da mesma instituição de ensino e já vivenciou o rito de nomeação. Sua decisão em não indicar à reitoria a chapa que encabeçou a lista tríplice causou reações na cidade. Na quinta-feira (17) pela manhã, um dia após o anúncio, uma carreata organizada por estudantes da UniFAI percorreu as ruas da cidade, em protesto. Sem seguida, na sexta-feira, uma Carta Aberta aos vereadores foi publicada pelo Centro Acadêmico da instituição, com críticas à decisão do prefeito.

E na noite da votação, nesta segunda-feira, um ato público também movimentou as proximidades da Câmara Municipal. Um grupo de estudantes da UniFAI se concentrou na esquina da Praça Élio Micheloni. Os estudantes seguram as orientações pelo distanciamento social. Eles faziam barulho e gritavam palavras dirigidas aos vereadores.

Duas viaturas da Polícia Militar também estavam estacionadas em frente à Câmara.

 

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais