Ensino

Prefeito ignora mais votado no Conselho Universitário e indica 2º colocado para reitor da UniFAI

Nomes indicados pelo prefeito precisam ser referendados pela Câmara.

Por: Da Redação atualizado: 17 de junho de 2021 | 17h26
Prerrogativa de nomear é do prefeito, a partir dos nomes que compõem lista tríplice, mas decisão rompe com tradição de se escolher o mais votado no ambiente da instituição (Arquivo/Siga Mais). Prerrogativa de nomear é do prefeito, a partir dos nomes que compõem lista tríplice, mas decisão rompe com tradição de se escolher o mais votado no ambiente da instituição (Arquivo/Siga Mais).

O prefeito de Adamantina, Márcio Cardim, que já foi diretor do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) – quando a estrutura era as “Faculdades Adamantinenses Integradas” – e passou pelo mesmo processo de eleição para assumir a diretoria, à época, ignorou os nomes que encabeçaram a lista tríplice para a atual transição, no processo de eleição realizado pelo Conselho Universitário da instituição, e escolheu os nomes da chapa que ficou em segundo lugar na votação da comunidade acadêmica.

A decisão do prefeito foi divulgada em nota pela Prefeitura de Adamantina (íntegra abaixo), no começo da noite desta quinta-feira (16). Assim, foram indicados pelo prefeito, para assumirem a reitoria da UniFAI em 1º de julho, pelos próximos quatro anos, os professores doutores Vagner Amado Belo de Oliveira para reitor e Albanir Gabriel Borrasca para vice-reitor. A chapa ficou em segundo lugar, no Conselho Universitário, com 6 votos. Já a chapa que encabeçou a votação no Conselho, e abre a lista tríplice, é formada pelos professores doutores Alexandre Teixeira de Souza e Wendel Cleber Soares.

Vagner Amado Belo de Oliveira e Albanir Gabriel Borrasca, indicados pelo prefeito para reitor e vice-reitor da UniFAI (Reprodução).

Na nota, a Prefeitura de Adamantina expôs a decisão do prefeito. “Sendo assim, a decisão do chefe do poder executivo destaca que o candidato Vagner Belo e seu vice Albanir Borrasca, desde o início vêm realizando uma importante construção de confiança com o chefe do executivo, primeiramente por conhecer e acompanhar a evolução dos projetos em execução em uma parceria do Executivo com a UniFAI, que se estende ao longo de anos, buscando uma gestão participativa, considerando que por diversas vezes foram realizados, a pedido dos candidatos, encontros e reuniões”, diz a nota. “O prefeito ainda ressalta em sua decisão que o plano de gestão apresentado ao executivo além de ter uma efetiva execução do projeto em andamento ainda traz a expectativa de criação e inserção de novas práticas e ideias, que possam colaborar significativamente no oferecimento e melhoria dos cursos de graduação”, menciona outro trecho do texto.

Independente da classificação dos candidatos à reitoria, obtida no Conselho Universitário, o prefeito tem a prerrogativa de escolher entre os nomes constantes da lista tríplice. Porém, a decisão de Cardim rompe com a tradição do poder executivo acolher os nomes que lideraram o processo de seleção interno, realizado no ambiente da instituição.

Agora, a indicação do prefeito segue para a Câmara Municipal, que vai precisar referendar, em votação, no plenário. A Câmara pode validar a escolha do chefe do poder executivo, ou rejeitar. Se ocorrer a rejeição, o prefeito deve fazer nova indicação, com base na lista tríplice. (Continua após a publicidade...)

NOTA

Prefeitura de Adamantina encaminha nomes de reitor e vice-reitor para Câmara

Em atendimento ao artigo 4º da Lei Complementar 274 de 25 de maio de 2017, a Prefeitura de Adamantina encaminhou para a Câmara Municipal os nomes dos indicados aos cargos de reitor e vice-reitor da UniFAI.

Após receber a lista tríplice, enviada pelo Conselho Universitário, o prefeito Márcio Cardim optou pela indicação dos nomes de doutor Vagner Amado Belo de Oliveira para reitor e para vice-reitor do professor doutor Albanir Gabriel Borrasca de acordo com o que determina o inciso I que os empregados em comissão, nomeados pelo prefeito do município de Adamantina, ad referendum da Câmara Municipal, atendidas às exigências legais.

A administração municipal está pautada em alinhar e estreitar os laços entre as partes, sempre respeitando a autonomia administrativa e financeira que fazem com que a UniFAI tenha a qualidade do seu corpo docente e mantenha qualidade de ensino, pesquisa e extensão.

Diante disso, o prefeito levou em consideração que em um processo democrático é de suma importância as instituições que trabalham paralelamente tenham os mesmos objetivos, que a confiança e os projetos tenham um alinhamento, visando unicamente o sucesso da instituição.

É fundamental que seja estreita e comunal a relação entre o chefe do Executivo e a reitoria, vez que o alinhamento de interesses incide sobre um plano de gestão efetivo. Um diálogo franco, em projeto elaborado ao longo dos meses, tem como único e fiel objetivo alavancar o sucesso da instituição.

Um exemplo é o projeto de integralização da saúde que já está em execução. O município já vem realizando reuniões, juntamente com a coordenadoria da UniFAI e gerência da Santa Casa, com os 10 municípios que abrangem a microrregião de saúde de Adamantina, evoluindo para uma parceria de integralização e regionalização da saúde.

A iniciativa já conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e que a parceria entre Estado, Executivo Municipal, Legislativo, Santa Casa e Centro Universitário, trará benefícios para as equipes técnicas, alunos e principalmente a população, podendo oferecer mais serviços de saúde e consequente melhor qualidade de atendimento à população de Adamantina e região e a UniFAI tem papel fundamental neste contexto.

Além disso, foi observado ainda que o plano de gestão deve contemplar os demais cursos, em todas as suas áreas, considerando ser extremamente necessária uma administração que acompanhe a evolução tecnológica e as variantes que transformem os cursos em atrativos e eficientes na formação de seus alunos.

Sendo assim, a decisão do chefe do poder executivo destaca que o candidato Vagner Belo e seu vice Albanir Borrasca, desde o início vêm realizando uma importante construção de confiança com o chefe do executivo, primeiramente por conhecer e acompanhar a evolução dos projetos em execução em uma parceria do Executivo com a UniFAI, que se estende ao longo de anos, buscando uma gestão participativa, considerando que por diversas vezes foram realizados, a pedido dos candidatos, encontros e reuniões.

O prefeito ainda ressalta em sua decisão que o plano de gestão apresentado ao executivo além de ter uma efetiva execução do projeto em andamento ainda traz a expectativa de criação e inserção de novas práticas e ideias, que possam colaborar significativamente no oferecimento e melhoria dos cursos de graduação.

Em ofício encaminhado à Câmara, o prefeito aponta que os candidatos Vagner e Albanir apresentaram com melhor clareza seu plano de gestão e foram norteados pela realidade financeira e administrativa da entidade, com finalidade de mantê-la sólida ao longo do exercício, em especial neste momento delicado de pandemia, onde os projetos devem ser ambiciosos, mas focados na realidade em que se encontra a instituição, o município, o estado e o país.

“A UniFAI é uma instituição de suma importância para o município, levando em consideração o número de empregos que são gerados pela entidade com tantas famílias que dependem do seu equilíbrio administrativo e financeiro, a formação de novos profissionais em suas diversas áreas de atuação, fundamentais para Adamantina e região, podendo além disso, oferecer ao mercado de trabalho, profissionais habilitados e qualificados para enfrentar e superar os desafios da sociedade no século XXI”, finaliza Cardim. 

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais