Ensino

Um dia após anúncio dos nomes indicados pelo prefeito à reitoria da UniFAI, estudantes protestam

Protesto ocorre após o prefeito escolher a chapa que ficou em 2º lugar no Conselho Universitário.

Por: Da Redação atualizado: 18 de junho de 2021 | 09h43
Carreata dos estudantes pelas ruas de Adamantina na manhã desta quinta-feira (Foto: Siga Mais). Carreata dos estudantes pelas ruas de Adamantina na manhã desta quinta-feira (Foto: Siga Mais).

Estudantes do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realizaram na manhã desta quinta-feira (17) uma carreata pelas ruas da cidade, um dia após o anúncio do prefeito de Adamantina sobre os nomes indicados à reitoria da instituição. O SIGA MAIS acompanhou a saída da carretada, no campus II da instituição:

Diferente do que tradicionalmente ocorre – onde o nome mais votado pela comunidade acadêmica e encabeça a lista tríplice é indicado para assumir a gestão da autarquia – o prefeito Márcio Cardim, que já foi diretor da mesma instituição de ensino, escolheu pelo segundo nome.

(Foto: Siga Mais).

Os nomes indicados por Cardim são dos professores doutores Vagner Amado Belo de Oliveira para reitor e Albanir Gabriel Borrasca para vice-reitor. A chapa ficou em segundo lugar, no Conselho Universitário, com 6 votos. Já a chapa que encabeçou a votação no Conselho, e abre a lista tríplice, é formada pelos professores doutores Alexandre Teixeira de Souza e Wendel Cleber Soares, que obteve 12 votos.

Para evitar passagem da carreata pela Prefeitura, rua foi bloqueada 

Para evitar que a carreada passasse em frente ao Paço Municipal, a rua foi bloqueada pela manhã. Também foi vista uma movimentação policial atípica. (Continua após a publicidade...)

Entenda

Independente da classificação dos candidatos à reitoria, obtida no Conselho Universitário, o prefeito tem a prerrogativa de escolher entre os nomes constantes da lista tríplice, o que é garantido em lei. Porém, a decisão de Cardim rompe com a tradição do poder executivo acolher os nomes que lideraram o processo de seleção interno, realizado no ambiente da instituição.

(Foto: Siga Mais).

Agora, a indicação do prefeito segue para a Câmara Municipal, que vai precisar referendar, em votação, no plenário. A Câmara pode validar a escolha do chefe do poder executivo, ou rejeitar. Se ocorrer a rejeição, o prefeito deve fazer nova indicação, com base na lista tríplice. 

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais