Coronavírus

Testagem: 15,8% das 272 amostras coletadas neste sábado (25) dão positivo para Covid-19

Foram coletadas 272 amostras, com 229 testagens negativas (84,2%) e 43 positivas (15,8%).

Por: Da Redação atualizado: 17 de janeiro de 2022 | 17h58
Testagem foi realizada no sábado, no CIS (Da Assessoria/PMA). Testagem foi realizada no sábado, no CIS (Da Assessoria/PMA).

A testagem voluntária de moradores de Adamantina para identificar casos positivos da Covid-19, realizada neste sábado (15) pela Secretaria Municipal de Saúde, no CIS (Centro Integrado de Saúde), revelou que dos 272 testes realizados, 229 apresentaram resultados negativos/não reagentes (84,2%) e 43 positivos/reagentes (15,8%).

A informação foi divulgada no sábado à tarde, após a conclusão da testagem. De acordo com o poder público, foram distribuídas 300 senhas, com comparecimento de 272 moradores. Outros 28 não compareceram para fazer o exame. O SIGA MAIS acompanhou e transmitiu ao vivo o início dos trabalhos: 

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, os 43 pacientes que testaram positivo foram atendidos por médicos no próprio local. Todos foram orientados aos protocolos e receberam receitas médica. Aos trabalhadores foi disponibilizado atestado médico.

Além de toda equipe de enfermagem, a Secretaria de Saúde disponibilizou dois médicos para realizar o atendimento dos pacientes neste sábado.

Testagem continua

A testagem realizada pela Secretaria Municipal de Saúde é mais um esforço para tentar conter a transmissão. Além da continuidade do programa de imunização para todos os moradores com idade a partir dos 12 anos, e a manutenção da Central Covid no Postão de Saúde (com funcionamento inclusive aos sábados, domingos e feriados), segue a testagem voluntária da população.

Uma primeira ação nesse sentido foi realizada em parceria com o Sincomercio e a Associação Comercial e Empresaria, voltada para empresários e funcionários do comércio, setor com o qual há importante interação dos moradores. Os testes começaram a ser realizados quinta-feira (13) na sede da ACE e retomam nesta semana, de 17 a 21. O empresário ou colaborador do comércio, com ou sem sintomas, precisa fazer o agendamento prévio pelo telefone (18) 5321-1831.

Já uma nova etapa de testagem no CIS, como a realizada ontem, deve se repetir no próximo sábado. A Secretaria Municipal de Saúde deve divulgar novas orientações sobre os procedimentos para sua realização.

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Boletim de sexta-feira (14) informou 442 casos ativos

O mais recente boletim epidemiológico de casos da Covid-19, divulgado na sexta-feira (14) pela Secretaria Municipal de Saúde informa 442 casos ativos da doença em moradores locais, na data.

Desde março de 2020, quando foi declarada a situação pandêmica, e nem mesmo no auge da segunda onda – concentrada nos primeiros meses ano passado – a cidade nunca havia atingido esse índice. Naquela ocasião, no ambiente da segunda onda, o recorde foi de 174 casos ativos.

Houve também, conforme o boletim desta sexta-feira, o ingresso de um caso de hospitalização de morador local com Covid-19, na área de enfermaria. Apesar desse caso, a queda na ocupação hospitalar e casos graves são fatores comemorados, muito em decorrência da imunização decorrente da cobertura vacinal, que avançou.

A alta nos casos é decorrente, em grande parte, do comportamento da própria população, no relaxamento e falta de compromisso pessoal em torno das medidas sanitárias, como afrouxamento no uso de máscaras, descumprimento das orientações de distanciamento social, e a participação de aglomerações. As festas e encontros familiares de fim de ano, eventos e viagens também são apontados pelas autoridades de saúde como desencadeadores desses novos casos, que ainda podem ter influência das novas variantes do novo coronavírus, como a Ômicron.

Desde o início da pandemia Adamantina acumula o total de 4.781 casos confirmados, com 4.191 pacientes curados e 148 mortes, e os atuais 442 casos ativos. Os novos dados atualizados devem ser divulgados nesta segunda-feira (17). 

Vacinação

Conforme o boletim epidemiológico desta sexta-feira, 30.556 moradores (a partir de 12 anos) receberam a primeira e segunda doses ou a dose única de imunizantes, o que corresponde a 93,8% da população total indicada para a vacinação, que é de 32.576 habitantes. Dos 30.556 moradores imunizados com o ciclo inicial, 12.441 pessoas receberam a terceira dose. Os dados vacinais foram contabilizados até às 16h de quinta-feira, data anterior à divulgação do boletim.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais