Adamantina realiza 10ª edição da Hora do Mamaço neste sábado (15)
Evento integra programação do Agosto Dourado e reúne gestantes, lactantes e famílias.
Adamantina realiza neste sábado (15) a 10ª edição da Hora do Mamaço, iniciativa promovida pelo Grupo de Apoio Materno Infantil de Adamantina (GAMI) em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado à promoção, proteção e apoio à amamentação.
A programação será realizada das 10h às 12h, na Praça Élio Micheloni, em frente à Biblioteca Municipal, e é aberta a gestantes, lactantes, famílias e demais interessados.
(Divulgação/GAMI).
Durante a manhã, serão oferecidas orientações em saúde por alunos e professores dos cursos da FAI, com informações e cuidados relacionados à gestação, amamentação e saúde materno-infantil. A programação também contará com a participação da coordenadora do Procon, que apresentará orientações voltadas às famílias.
A iniciativa ainda terá atividades destinadas às crianças, com cama elástica, pipoca, sorteio de brindes e momentos de diversão. Os participantes poderão receber certificado.
(Divulgação/GAMI).
Segundo a organização, a proposta é proporcionar um espaço de acolhimento, troca de experiências e acesso à informação, além de celebrar a importância da amamentação.
Programação do Agosto Dourado
Além da Hora do Mamaço, o Agosto Dourado integra uma programação mais ampla de atividades relacionadas à saúde materno-infantil e outros temas de interesse da comunidade, com ações previstas até novembro.
Na segunda-feira (18), haverá visita de voluntárias à sala de espera da Sala da Mulher durante as consultas de pré-natal.
Já na quarta-feira (20), às 19h30, será realizada a segunda roda de conversa com profissionais psicólogas, dentro das ações da Rede de Combate ao Câncer.
No dia 31 de agosto, às 19h30, ocorre a terceira roda de conversa, em comemoração ao Mês Mundial do Aleitamento Materno. O encontro será no Auditório do Campus II da FAI e terá participação de profissionais convidados. As inscrições são antecipadas e haverá certificado.
A programação continua em setembro, outubro e novembro
- 15 de setembro, às 19h30: roda de conversa da campanha de prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal, no Rotary
- 28 de setembro, às 19h30: oficina “Ensinando os estímulos de desenvolvimento e como brincar na primeira infância”, no Campus III da FAI
- 8 de outubro, às 19h30: roda de conversa da Rede de Combate ao Câncer
- 26 de outubro, às 19h30: oficina de introdução alimentar, no Laboratório de Nutrição do Bloco 4 da FAI
- 5 de novembro, às 19h30: nova roda de conversa da Rede de Combate ao Câncer
- 7 de novembro: Chá de Bebê Comunitário do GAMI
A programação reúne ações de orientação, prevenção, apoio às famílias e promoção da saúde, com atividades voltadas a diferentes fases da gestação, primeira infância e cuidados materno-infantis.