Saúde

Um dia após cobranças do SIGA MAIS, Adamantina anuncia retomada dos mutirões de limpeza

Últimos mutirões foram em 2015. No atual governo municipal é a primeira vez que ocorrem.

Por: Da Redação atualizado: 27 de fevereiro de 2023 | 11h53
Moradores poderão remover materiais dos quintais, que serão retirados pela Prefeitura (Imagem ilustrativa: Pedro Ventura/Agência Brasília). Moradores poderão remover materiais dos quintais, que serão retirados pela Prefeitura (Imagem ilustrativa: Pedro Ventura/Agência Brasília).

Depois de oito anos, e desde o início da atual administração municipal – no governo desde janeiro de 2017 – os mutirões de limpeza de quintais em prevenção à dengue voltam a ser realizados na cidade pela Prefeitura de Adamantina, como divulgou nesta sexta-feira (24) a fanpage do poder público municipal.

O anúncio ocorre um dia após o SIGA MAIS abordar o esvaziamento dessa ação de política pública preventiva, ao longo dos últimos oito anos, mesmo diante de cobranças da sociedade e da Câmara Municipal – conforme das dezenas de pedidos formulados pelos vereadores via legislativo adamantinense – e do cenário de agravamento da dengue. Na semana passada, com dois óbitos suspeitos sob investigação e 371 casos de dengue confirmados na cidade, Adamantina decretou situação de emergência em saúde pública.

Mutirão neste fim de semana: como vai ser

A Prefeitura de Adamantina divulgou em suas redes sociais a retomada de mutirões para remoção de materiais inservíveis, sobretudo aqueles que possam acumular água, potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Conforme o poder público, os moradores dos bairros que contemplam a primeira etapa deverão descartar os seus materiais inservíveis como pneus, latas de tinta, caixas, sofás velhos e camas nas calçadas neste final de semana (sábado e domingo). A partir de segunda-feira (27) será realizada a coleta dos descartes.

A ação mobiliza as secretarias de Obras, Agricultura e Meio Ambiente e Saúde, e recebeu o nome de “Mutirão Bota a Dengue pra Fora”.

Veja os bairros da primeira etapa

A Prefeitura de Adamantina divulgou os bairros que serão atendidos nessa primeira fase, onde os moradores poderão, neste fim de semana, descartar materiais inservíveis nas calçadas, com a retirada dos mesmos, pela Prefeitura, prevista para ocorrer na segunda-feira:

Jardim Adamantina, Residencial Rio Branco, Conjunto Habitacional das Primaveras, Parque Itaipus, Parque Universitário, Residencial Portugal I e II, Residencial Alto das Colinas, Residencial Califórnia, Residencial Barcelona, Parque dos Pássaros, Residencial Eldorado I e II, Residencial Monte Alegre, Residencial Giuliano, Residencial Tangará, Parque Das Nações, Vila Freitas, Vila Industrial, Jardim das Alamandas, Vila Joaquina, Jardim das Acácias, Parque Itapuã, Residencial Aguapeí, Conjunto Habitacional Mário Covas e San Miguel 1.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Rede Sete Supermercado

Últimos mutirões foram em 2015

Como mostrou ontem o SIGA MAIS, os últimos mutirões de limpeza de quintais em Adamantina no formato que atendia todos os bairros, visando remoção de materiais inservíveis, ocorreu na cidade em 2015. Pelo menos é o que consta nas atualizações da antiga página da Prefeitura de Adamantina, no Facebook, que deixou de ser atualizada a partir do primeiro mandato do prefeito Márcio Cardim (União Brasil) e foi descontinuada.

A ação preventiva de limpeza dos quintais ocorria em todos os bairros da cidade duas vezes por ano, dentro de um calendário previamente divulgado. Havia um período para que os moradores fizessem a varredura nos quintais e depositassem os materiais inservíveis na via pública, e na sequência, ainda conforme o calendário, a Prefeitura fazia a coleta.

Mutirão realizado em 2015 em Adamantina (Fanpage Prefeitura de Adamantina).

A última atualização na antiga fanpage da Prefeitura de Adamantina traz uma postagem de 15 de março de 2015, informando sobre coleta de entulhos e galhos, em ação preventiva à transmissão da leishmaniose e dengue. Depois disso não foram identificadas novas atualizações com esse tema, nessa página, como também na nova fanpage da Prefeitura.

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança

Caçambas nos bairros: iniciativa ocorre em Lucélia

Em Lucélia, o poder público municipal disponibilizou caçambas para que moradores possam descartar materiais inservíveis, sobretudo aqueles objetos que possam acumular água, para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A mais recente iniciativa acontece no último sábado (18) no Parque das Palmeiras. A localidade recebeu caçambas, dispostas em pontos estratégicos, onde os moradores depositaram materiais fora de uso que estavam nas casas e quintais.  

Conforme divulgou nesta quinta-feira (23) a Prefeitura de Lucélia, participaram da ação, casa a casa, os agentes de controle de vetores e zoonoses, agentes comunitárias de saúde e integrantes da Secretaria de Meio Ambiente.

Lucélia disponibilizou caçambas em mutirão em bairro (Divulgação/PM Lucélia).

Com essa ação – segundo a Prefeitura – as equipes identificaram muitos locais com larvas do mosquito e realizaram a eliminação dos criadouros por meio da mobilização dos moradores. Nos casos de terrenos baldios e casas desabitadas foram encaminhados para o órgão responsável (Setor de Posturas), para os demais encaminhamentos específicos a cada caso.

Ainda conforme a Prefeitura, em breve outros bairros receberão o mutirão de limpeza. Os moradores da localidade serão avisados com antecedência.

Publicidade

FS Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone