Ensino

Com cartazes, populares participam da sessão da Câmara Municipal

Moradores levam cartazes à Câmara em noite de votação polêmica sobre projeto de área para FATEC.

Por: Da Redação atualizado: 1 de setembro de 2015 | 10h19
Foto: Acácio Rocha Foto: Acácio Rocha

Na tentativa de sensibilizar os vereadores para a que votem contrários ao Projeto de Lei Complementar nº 323/15 (leia mais aqui), de autoria do Poder Executivo, que trata da permuta do matadouro municipal por uma área de terras nas proximidades do novo prolongamento da Avenida Rio Branco, para instalação da FATEC naquele local, um grupo de pessoas ocupa o plenário da Câmara Municipal de Adamantina, na sessão desta segunda-feira, empunhando cartazes com os dizeres “Chega de lero-lero. Queremos a FATEC no lugar escolhido e definido em 2012”.
O grupo de moradores, com cartazes, pede que o poder público considere a área definida em 2012, para instalação da FATEC, localizada nas proximidades do Terminal Rodoviário/Jardim Brasil. É a área sobre a qual o prefeito Ivo Santos anunciou hoje (31), em cadeia de rádio, o interesse em construir um posto de saúde (leia mais aqui), causando surpresa em toda a cidade, descartando assim a possibilidade da construção da FATEC nesse local.
A área definida em 2012, juntamente com a nova área agora indicada pelo prefeito, no prolongamento da Avenida Rio Branco, tem sinal verde o Centro Paula Souza, mantenedor da FATEC, para receber as instalações da Faculdade (leia mais aqui).
Para o início das aulas da FATEC, em local provisório, no campus 1 da FAI, o Centro Paula Souza, diante da insegurança vivida em Adamantina, só fará a abertura de vestibular e iniciará as aulas após a doação em definitivo da área ao órgão, cumpridos todos os trâmites legais e cartorários.

Nas mãos da Câmara Municipal

Independente do resultado, Ivo Santos disse hoje na entrevista ao Grupo Jóia que voltaria ao rádio, amanhã, para expor os reflexos que uma eventual rejeição ao projeto de lei, no seu ponto de vista, poderia causar à cidade. “Eles que me desculpem, mas eu vou estar aqui amanhã falando que, olha, nós mandamos esse projeto para a Câmara, que ela tomou uma medida que foi contrária aos interesses da cidade, e quem votou contra esse vereador, esse, esse (...), mas também vou dizer quem votou a favor do projeto, fulano, ciclano, beltrano...”, antecipou. E reforçou que a decisão está nas mãos do poder legislativo. “Depende dos vereadores, hoje, exclusivamente deles. Se eles não aprovarem não vamos poder fazer essas mudanças que a gente entende que são importantes para a cidade”, completou.
O prefeito reiterou também, a partir do seu ponto de vista, a importância do projeto. “Não é exigência minha, não é vontade minha, mas é a vontade da população, que entende que aquela área ali junto à casa do Trabalhador, se construída um posto de saúde, seria muito melhor que a FATEC lá”.

Outros assuntos na pauta de hoje

Também estão na pauta de votação desta segunda-feira (31), em discussão única, o Referendo solicitado pelo Prefeito Municipal, para nomeação da nova diretoria executiva da EMDA (Empresa Municipal para Desenvolvimento de Adamantina). Ainda em discussão única, o Projeto de Decreto Legislativo nº 002/15, de autoria do vereador Fábio Roberto Amadio, que concede ao ex-vereador Antônio Romanini Primo (Nico Romanini) o título de Cidadão Adamantinense.
Por fim, em segunda discussão e redação final o Projeto de Lei Complementar nº 324/15, que altera a Lei Complementar nº 155, de 30 de dezembro de 2010, alterando assim o estatuto, a estrutura administrativa e organiza o quadro de pessoal da FAI. A medida cria, inclusive, novos cargos, sobretudo em atendimento às necessidades decorrentes da expansão da FAI, novos curtos e a tramitação do projeto para transformá-la em centro universitário. Oportunamente, as vagas serão ofertadas em concurso público.
Ainda na pauta, o Projeto de Lei nº 040/15, que trata da abertura de rua para expansão da área urbana em novo loteamento. Essas duas últimas demandas, que entram em votação em segunda discussão e redação final, já foram aprovadas em primeira discussão, na última sessão da Câmara Municipal.

Fotos

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais