Cultura

Mecânico desenha retratos e busca reconhecimento

A partir de fotografias, mecânico produz retratos realistas em Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 22 de abril de 2016 | 12h10
Leandro André, no seu espaço criativo, produzindo novo retrato com lápis e papel (Foto: Acácio Rocha). Leandro André, no seu espaço criativo, produzindo novo retrato com lápis e papel (Foto: Acácio Rocha).

O mecânico Leandro André de Souza Coutinho (25), de Adamantina, é mais um dos exemplos de talento, que de repente passa a surpreender aqueles que têm contato com as novas habilidades. Sua projeção agora, nas artes visuais, revela sua capacidade para o desenho de retratos.
Leandro trabalha pesado como mecânico em um centro automotivo, onde suja a mão com graxa, ferramentas e a manutenção de veículos. Aos finais de semana, faz bico como frentista. E nas horas vagas, usa de toda a sensibilidade e sutileza nos traços, e desenha retratos realistas, com impressionante riqueza de detalhes.
Sua oficina criativa é um espaço reservado no quarto de sua casa, no Parque do Sol, onde adaptou o mobiliário e criou uma bancada para seus desenhos. Nesse cantinho, seu principal instrumento é um lápis 6B. Empunha com firmeza e delicadeza essa ferramenta e transfere para folhas de papel canson toda a sua percepção acerca das formas e expressões.
Leandro disse que a habilidade com desenhos surgiu já na infância, em idade escolar, quando os temas preferidos eram paisagens e animais. Muito depois disso, no início do ano passado, começou a postar seus desenhos no Facebook, e começaram as perguntas, querendo saber se desenhava retratos, a partir da observação de fotografias.
Os muitos questionamentos que chegaram até ele impulsionaram-no a pesquisar, e foi na internet que encontrou as primeiras informações, referências e técnicas. Em paralelo, começou a experimentar e traçar os primeiros retratos. Um a um, retrato a retrato, foi ganhando maturidade, confiança e técnica, o que hoje se tornou uma fonte complementar de renda, já que atende pedidos para criação de retratos, a partir da observação de fotografias.

Capacidade criativa

Hoje, Leandro produz os retratos a partir de fotografias enviadas por amigos e aqueles que tiveram acesso ao seu trabalho. E faz a reprodução detalhada dessas imagens, a mão, surpreendendo pela riqueza de detalhes, firmeza dos traços e diversas outras características artísticas. “As pessoas ficam surpresa com a semelhança do desenho a partir da foto. Muitos até pedem para fazer mais magros, sem pintas e manchas, mas não tem jeito”, brinca. Porém, a atitude revela a observância e fidedignidade ao original.
A produção de retratos já é uma renda complementar a Leandro, e a sensibilidade do artista fala mais alto. “Não fico na ansiedade de receber no final trabalho realizado, e sim em ver o sorriso das pessoas quando se deparam com o desenho, quando gostam, e seus amigos e familiares passam a querer também”, completa.
Leandro segue confiante, com humildade para aprender e segurança para surpreender. E claro, busca espaço para poder ampliar sua arte e emocionar mais pessoas. “Espero caminhar conforme o tamanho dos meus passos. Se Deus permitir que um dia eu possa chegar a ser reconhecido por muitos em fazer esse tipo de trabalho, serei grato. E se tudo continuar da mesma forma, continuo satisfeito e feliz do mesmo jeito”. Por fim, Leandro destaca uma frase que orienta sua atuação: “Tudo tem seu tempo”.
Para conhecer o trabalho de Leandro, acesse aqui sua Fanpage.

Publicidade

FS Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone