Cultura

Aluno de Design da UniFAI disputou fase estadual do Mapa Cultural Paulista

Fabiano Burgos Balbino concorreu com a obra “Jardim da Loucura”.

Por: Priscila Caldeira | UniFAI atualizado: 17 de dezembro de 2017 | 10h32
Fabiano Burgos Balbino com a obra ?Jardim da Loucura? aprovada na fase regional do Mapa Cultural Paulista (Foto: Priscila Caldeira). Fabiano Burgos Balbino com a obra ?Jardim da Loucura? aprovada na fase regional do Mapa Cultural Paulista (Foto: Priscila Caldeira).

Recém-graduado do curso de Design do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Fabiano Burgos Balbino foi aprovado na fase regional da mais recente edição do Mapa Cultural Paulista, ocorrida em 2016. Intitulada “Jardim da Loucura”, a obra de Fabiano concorreu no segmento de artes visuais.
Com o objetivo de promover as produções culturais e difusão de espetáculos, o programa da Secretaria da Cultura do governo do Estado de São Paulo divide-se em quatro fases: municipal, regional, estadual e circulação, sendo contempladas sete expressões artísticas: artes visuais, vídeo, canto coral, música instrumental, literatura, dança e teatro.
“A qualidade do trabalho do Fabiano é bastante alta. Sempre teve talento para o desenho de uma forma espetacular. O incentivei a participar do Mapa Cultural porque eu já tinha participado várias vezes. A felicidade que nós tivemos foi a de que ele foi para a final em São Paulo. Isso é muito importante. Foi um trabalho inédito de pintura e colagem, no caso uma bricolagem, uma técnica bastante antiga que surgiu durante o dadaísmo e no surrealismo, de 1914 a 1924. Desse período para frente, a colagem faz parte do processo pictórico e o Fabiano adquiriu essa técnica e tem vários trabalhos nesse sentido. A obra pela qual ele foi selecionado é maravilhosa. Vale a pena ser divulgada”, afirmou o artista plástico e professor do curso de Design, Sergio Genaro.
Fabiano conta que o incentivo dos professores de graduação foi fundamental nesse processo: “Foi mais aprendizado do que tudo e a geração de experiência. Inscrevi-me por indicação de dois professores da UniFAI, o Sergio Genaro e o Alessandro Dias. Fui preparado pelas indicações do que eles já conheciam sobre o campo de artes. Cheguei lá sem achar que eu iria ganhar, mas sim pelo ganho de experiência que agregaria valor ao meu currículo”.
Fabiano, na categoria de artes visuais, e o artista Rafael Teixeira Sebastiani, no segmento de fotografia, foram os selecionados em Adamantina na etapa municipal do Mapa.
“Na fase regional tinha mais de 30 pessoas concorrendo. Foi o Rafael, eu e mais cinco da região aprovados, cada um na sua área. Logo depois fomos para São Paulo disputar a fase estadual. Lá eram cerca de 100 artistas em várias categorias. Não fomos vencedores, mas o campo de visão sobre o mundo das artes aumentou. Tivemos contato com mais artistas e pessoas muito gabaritadas do segmento, com as quais conseguimos tirar dúvidas e isso agrega em nosso currículo”, ressaltou.

A obra

Com 1,5 metros de largura por 1,2 metros de comprimento, a obra “Jardim da loucura” é classificada como fantasiosa. Conta 16 histórias anti-horárias e oito horárias. “A arte é isso: permite à pessoa olhar para o quadro e entender o que ela achar melhor. É um quadro com muita informação. Cada canto dele conta uma história”, explicou.
O quadro foi adquirido pelo professor Alessandro Dias: “A obra se encontra no Moby Dick Bar, do prof. Alessandro. Ele foi o incentivador, por isso a melhor pessoa para tê-la”.

Atuação na área

Fabiano trabalha com móveis sustentáveis em empresa própria chamada Burgos Artes e Design, onde reutiliza troncos e galhos do meio ambiente, que estavam caídos pela ação do tempo ou por consequência da poda de árvores.
“Esse pensamento foi construído através de muita conversa com os professores Genaro, Alessandro, Benjamim [Shiro Yagi] e Lucas [do Carmo Dalbeto]. Agradeço de coração o professor Genaro porque ele forneceu espaço do sítio dele para armazenar os troncos. Tenho minha própria firma por incentivo de um desses mestres. Agradeço pela UniFAI disponibilizar tantos professores para nos dar uma consciência que pensa no próximo e na sustentabilidade”, reforçou.

O curso

O curso de Design da UniFAI é composto por uma grade que equilibra a exploração artística e comunicacional do projeto de produto, seu gerenciamento e metodologias, de modo a promover a experiência multidisciplinar aos alunos e uma visão holística de projeto.
“A ideia principal do curso é que o aluno desenvolva um processo criativo, de desenvolvimento de produto e que você entre no mercado produtivo, não somente na indústria, mas prestação de serviços com criação de layout. Há possibilidades inúmeras de criação nessa área, até mesmo navegando pela Publicidade na criação de imagens 3D”, explicou Genaro.
A UniFAI dispõe de uma impressora 3D a fim de desenvolver a criação e propiciar o desenvolvimento nessa área produtiva: “Talvez seja a única instituição da nossa região que dispõe desse recurso. É um produto caro, mas o aluno pode executar no software o seu projeto e depois imediatamente transferir para a terceira dimensão, ou seja, criar o produto mesmo que seja em escala”.
O curso de Design da UniFAI oferta vagas para o Vestibular 2018. As provas serão aplicadas no próximo domingo, 17, às 13h, no Câmpus II da instituição, localizado na Av. Francisco Bellusci, nº 1.000. A taxa é de R$ 20,00.


Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais