Cidades

Após reportagens do SIGA MAIS, Prefeitura emite decreto e ajusta horário do comércio

Posições do SIGA MAIS chegaram a ser chamadas de mentirosas e fake news, por secretário municipal.

Por: Da Redação atualizado: 28 de abril de 2021 | 14h29
Comércio de Adamantina pode abrir das 9h às 17h a partir desta quarta-feira (28), como sinalizou o SIGA MAIS semana passada (Foto: Agência Brasil). Comércio de Adamantina pode abrir das 9h às 17h a partir desta quarta-feira (28), como sinalizou o SIGA MAIS semana passada (Foto: Agência Brasil).

Depois que o SIGA MAIS publicou na quarta-feira da semana passada (21) que o comércio de Adamantina poderia ter horário ajustado dentro da realidade local, respeitando o limite de oito horas diárias de funcionamento e encerrando o expediente até às 19h, e que tal realinhamento era autorizado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), e ter seu conteúdo atacado pelo secretário municipal de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino, que no dia seguinte (22) foi ao rádio e tentou desqualificar a reportagem, chamando o conteúdo do SIGA MAIS de mentiroso  e fake news, a Prefeitura de Adamantina finalmente reconheceu a possibilidade de redimensionamento do horário de funcionamento do comércio local, dentro da Fase de Transição do Plano SP, do atual horário das 11h às 19h, passando a funcionar, a partir desta quarta-feira (28), das 9h às 17h.

A possibilidade é formalizada uma semana após a primeira publicação do SIGA MAIS sobre o tema, e era esperada pelo setor.

Um comunicado assinado pela Associação Comercial e Empresarial (ACE) e Sincomercio, na tarde desta terça-feira (27), orienta sobre o novo horário, que se dá após a edição do novo Decreto Municipal, de Nº 6.354, que passa a vigorar a partir de hoje:

(Continua após a publicidade...)

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Entenda o caso

Pela Fase de Transição do Plano SP, foi anunciado o horário de funcionamento do comércio das 11h às 19h, para todo o estado. O formato não agradou o setor, sobretudo nas pequenas localidades, como Adamantina.

Na semana passada, conforme publicou a ACE, a instituição, juntamente como Sincomercio, tentaram um ajuste de horário, com a Prefeitura de Adamantina, sem sucesso.

A partir da publicação das duas instituições que representam o setor, a reportagem do SIGA MAIS se mobilizou, identificando cidades da região que haviam redimensionado o horário do comércio, respeitando os limites de oito horas diárias e encerramento do expediente até às 19h, como determina a atual Fase de Transição do Plano SP. Depois disso, e a partir dos casos identificados pela redação, a reportagem fez contato com a SDR, no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, que de imediato afirmou ser possível esse ajuste.

A Prefeitura de Adamantina resistiu ao conteúdo publicado pelo SIGA MAIS, a partir de fonte institucional do governo estadual. A SDR é a principal secretaria que dialoga com as prefeituras nos temas do Plano SP.

No dia seguinte, 22 (quinta-feira), o secretário municipal de saúde criticou, no rádio, o conteúdo publicado pelo SIGA MAIS. Ele rotulou a notícia do Portal como mentirosa e fake news. Segundo Gustavo, houve um pedido pela Prefeitura ao Palácio dos Bandeirantes, que teria sido negado. “Essa informação não procede, é uma informação mentirosa”, disse, sobre a reportagem. “Mandamos um comunicado ao Palácio dos Bandeirantes e fomos comunicados sobre a negativa. O comércio de Adamantina tem que funcionar conforme está preconizado no plano SP”, continuou. “Inclusive também a promotoria local, olhando essa matéria, essa fake news, já entrou em contato com a procuradoria do município, proibindo a prefeitura de fazer esse tipo de acerto de horário”, afirmou em outro momento de sua fala.

Depois do posicionamento do gestor municipal de saúde no rádio, o SIGA MAIS retomou contato com a SDR, no sábado (24), que em nota validou todas as informações dadas na última quarta-feira. Objetivamente, a reportagem perguntou: “É possível aos municípios ajustar o horário do comércio local, na Fase de Transição, respeitando o limite de oito horas diárias, e com funcionamento até, no máximo, às 19h?”. Ontem mesmo a assessoria de imprensa da SDR respondeu: “Sim, as prefeituras podem adequar o funcionamento do comércio dentro das oito horas diárias previstas na fase de transição, devendo encerrar suas atividades até as 19h”.

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Publicidade

FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone