Saúde

Banco de Sangue da Santa Casa de Adamantina reforça pedido por doações

Iniciativa sensibiliza voluntários para a doação regular de sangue.

Por: Da Redação atualizado: 2 de abril de 2024 | 18h09
(Reproducao/Santa Casa). (Reproducao/Santa Casa).

A Santa Casa de Adamantina tem divulgado em suas redes sociais conteúdos para sensibilizar moradores como foco na doação de sangue, para manter em níveis satisfatórios os estoques do Banco de Sangue local. O serviço de recepção a doadores de sangue funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 11. O Banco de Sangue funciona integrado à Santa Casa de Adamantina, com sua portaria pela Avenida Rio Branco. 

Na postagem o hospital listou as principais orientações para quem quer se tornar doador:

  • Ter entre 16 e 69 anos (16 e 17 anos é preciso estar acompanhado dos pais)
  • Pesar acima de 50 quilos
  • Tomar café da manhã evitando alimentos gordurosos
  • Não fumar no mínimo uma hora antes da doação
  • Dormir no mínimo seis horas na noite anterior à doação
  • Sentir-se bem e com saúde
  • Não doar sangue em jejum
  • Não consumir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores
  • Levar documento com foto
  • Levar anotado o nomen do medicamento que estiver em uso

    Publicidade

    Supermercado Godoy
    Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

    Publicidade

    Rede Sete Supermercado
    JVR Segurança

A doação de sangue é um ato altruísta e de solidariedade, que ajuda a salvar muitas vidas. É um gesto de amor ao próximo que pode gerar muitos sorrisos.

Salva vidas: Doar sangue pode salvar vidas. Pacientes com condições médicas graves, como vítimas de acidentes, pacientes com câncer, pessoas passando por cirurgias e aqueles com distúrbios sanguíneos, muitas vezes precisam de transfusões de sangue para sobreviver. A doação de sangue fornece o suprimento vital necessário para essas transfusões.

Contribui para a saúde pública: As doações de sangue ajudam a manter os bancos de sangue abastecidos e prontos para responder a emergências médicas. Ter um suprimento constante de sangue disponível é crucial para garantir que os pacientes recebam tratamento adequado quando necessário.

Sem substitutos: O sangue humano não pode ser fabricado artificialmente. Portanto, a única fonte de sangue é através de doações voluntárias. Não há substituto para o sangue humano, o que torna as doações ainda mais cruciais.

Conscientização sobre doenças: Durante o processo de doação, o doador é submetido a exames médicos para garantir que seu sangue esteja saudável e seguro para transfusão. Isso pode ajudar a identificar possíveis problemas de saúde que o doador possa não ter conhecimento, promovendo a conscientização e a detecção precoce de doenças.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Senso de comunidade e solidariedade: Doar sangue é um ato de generosidade e solidariedade. Mostra que os indivíduos estão dispostos a ajudar aqueles que estão em necessidade, mesmo que sejam estranhos. Isso fortalece os laços da comunidade e promove um senso de responsabilidade social.

Benefícios para o doador: Embora o objetivo principal da doação de sangue seja ajudar os receptores, há também benefícios para o doador. Estudos mostraram que doar sangue pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e até mesmo câncer, além de fornecer uma sensação de realização por estar fazendo uma diferença positiva na vida de outra pessoa.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais