Ambulância de Tupã se envolve em acidente na SP-294; vitimas em estado leve foram socorridas
Colisão frontal ocorreu na manhã desta quarta (24), em Pompeia. Vítimas sofreram ferimentos leves.
Uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde de Tupã se envolveu em um acidente de trânsito na manhã desta quarta-feira (24) na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), no município de Pompéia. A colisão ocorreu por volta das 6h46, na altura do quilômetro 478 da rodovia.
De acordo com informações registradas pelo Centro de Controle Multimodal (CCM) da Artesp, a ambulância, um veículo Mercedes-Benz 416 Alter, seguia pela rodovia quando foi atingida frontalmente por um automóvel Hyundai Creta que trafegava no sentido contrário.
Hyundai Creta (Fonte: Portal CCM/ARTESP - ccm.artesp.sp.gov.br).
Segundo os relatos coletados pelas equipes que atenderam a ocorrência, o motorista do Creta teria invadido a pista contrária, provocando a colisão. Com o impacto, o automóvel foi lançado para o canteiro lateral da rodovia, enquanto a ambulância permaneceu imobilizada sobre a pista.
Na ambulância estavam sete ocupantes. Três deles saíram ilesos e outros quatro sofreram ferimentos classificados como leves, sendo socorridos pelas equipes de resgate. O ocupante do Hyundai Creta também foi atendido e teve lesões consideradas leves.
Ambulância da Prefeitura de Tupã (Fonte: Portal CCM/ARTESP - ccm.artesp.sp.gov.br).
As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.
Segundo acidente envolvendo ambulância da região em intervalo de um dia
O acidente com a ambulância de Tupã ocorreu apenas um dia após outra ocorrência envolvendo um veículo de transporte de pacientes da região.
Na madrugada de terça-feira (23), uma ambulância da Prefeitura de Adamantina se envolveu em um acidente na Rodovia Marechal Rondon (SP-300), durante viagem para a cidade de São Paulo. Segundo nota oficial da administração municipal, o pneu dianteiro direito do veículo rompeu durante o trajeto.
Ambulância da Prefeitura de Adamantina (Cedida).
Ambulância da Prefeitura de Adamantina (Cedida).
Conforme relatado pelo motorista, ao tentar manter o controle da ambulância e evitar que ela saísse da pista, ocorreu uma colisão lateral com um caminhão que transportava ferragens. No veículo estavam o motorista e dois pacientes que seguiam para consultas no Hospital Dante Pazzanese.
Apesar dos danos causados pelo acidente, ninguém ficou ferido. Os pacientes foram transportados por táxi até a unidade hospitalar e conseguiram chegar dentro do horário previsto para o atendimento.
Os dois episódios chamam a atenção para os riscos enfrentados diariamente pelos serviços de transporte de pacientes em longos deslocamentos pelas rodovias paulistas, especialmente em viagens realizadas durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.