Adamantina fechou 2022 com mais de 1.300 casos de dengue, informa vigilância epidemiológica estadual
Maior incidência de casos foi nos meses de abril e maio do ano passado, com 897 confirmações.

Adamantina fechou o ano passado com 1.305 casos de dengue. Os dados públicos estão disponíveis no site do CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac", órgão da Secretaria Estadual de Saúde. No link estão disponíveis dados de todas as cidades do Estado de São Paulo.
Conforme o levantamento, em Adamantina foram 2.169 notificações em todo o ano de 2022, das quais 1.305 evoluíram para confirmações. Dos casos positivos, 1.304 são classificados como autóctones (locais) e um deles importado.
O pico de casos em 2022 foi no mês de maio, com 731 notificações e 468 confirmações. O segundo maior acúmulo foi no mês anterior, em abril, com 576 notificações e 429 casos positivos. Esses dois meses somam 897 casos, o que representa 68,7% do total do ano passado. O menor número de casos foi em janeiro, com 22 notificações e 9 confirmações. Veja o detalhamento mês a mês:
Mês | Notificações | Autóctones | Importados |
Janeiro | 22 | 9 | 0 |
Fevereiro | 20 | 7 | 0 |
Março | 166 | 127 | 0 |
Abril | 576 | 429 | 1 |
Maio | 731 | 468 | 0 |
Junho | 205 | 95 | 0 |
Julho | 96 | 40 | 0 |
Agosto | 39 | 21 | 0 |
Setembro | 18 | 11 | 0 |
Outubro | 30 | 12 | 0 |
Novembro | 75 | 39 | 0 |
Dezembro | 191 | 46 | 0 |
Total | 2.169 | 1.304 | 1 |
Visitação e levantamento da densidade larvária
No mês de janeiro, deste ano, a Prefeitura de Adamantina divulgou duas ações ligadas ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
No dia 5 deste mês a Prefeitura informou sobre ações do Departamento de Controle de Vetores, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, que estaria atuando na prevenção por meio de visitas nas residências orientando os moradores a observar os possíveis criadouros do mosquito transmissor.
Além disso, segundo a Prefeitura, tem sido realizada a aplicação dos inseticida que tem como objetivo eliminar o mosquito Aedes aegypti já na fase adulta. Nestes primeiros dias do ano, conforme o poder público municipal, a região que tem registrado o maior índice de confirmações é o Conjunto Habitacional Mário Covas.
(Divulgação/PM Adamantina).
Outra ação anunciada pela Prefeitura de Adamantina, no dia 11 deste mês, é a realização da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), também pelos funcionários do Departamento de Controle de Vetores. A expectativa é que as equipes visitem 620 imóveis para verificar a presença de focos do mosquito Aedes aegypti.
A visitação, dentro da metodologia da ADL, ocorre após sorteio de imóveis. De acordo com a Prefeitura, o sorteio das quadras, onde estão os imóveis, foi realizado conforme os critérios que foram preconizados pela Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo.
A Secretaria de Saúde de Adamantina solicita que os moradores permitam a visita dos agentes, pois a obtenção desses dados é fundamental para a avaliação da situação epidemiológica do município.
Além disso, o órgão municipal de saúde pede que os moradores continuem tomando todos os cuidados necessários a fim de auxiliar no combate da doença. A orientação é procurar locais com água parada e observar os ralos de escoamento de água pluvial, pois a sua grande maioria pode reter água no seu trajeto. A orientação é que sejam depositados produtos químicos para evitar que o mosquito se prolifere nos canos.