Saúde

Controle de Vetores faz ações de combate à dengue em Adamantina, informa Prefeitura

Departamento de Controle de Vetores está visitando residências para controle de criadouros.

Por: Natacha Dominato | Comunicação/Prefeitura de Adamantina atualizado: 7 de janeiro de 2023 | 10h18
Equipes atuam nas residências com medidas e orientações aos moradores (Foto: Rodrigo Nunes/MS). Equipes atuam nas residências com medidas e orientações aos moradores (Foto: Rodrigo Nunes/MS).

2023 começou e com ele um período chuvoso, como é costumeiro no início do ano. Tal cenário favorece o aparecimento dos casos de dengue. Devido a isso, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, está executando ações de combate à dengue.

O Departamento de Controle de Vetores, órgão vinculado à Secretaria de Saúde, está atuando na prevenção por meio de visitas nas residências orientando os moradores a observar os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Além disso, tem sido realizada a aplicação dos inseticida que tem como objetivo eliminar o mosquito transmissor da dengue já na fase adulta.

Nestes primeiros dias do ano, a região que tem registrado o maior índice de confirmações é o Conjunto Habitacional Mário Covas. “Mais uma vez, solicitamos à população que colabore fazendo a manutenção dos seus quintais. Temos o ambiente propício para a disseminação do vírus, pois tem chovido bastante nos últimos dias. Pedimos ainda que recebam os agentes em suas residências”, afirma a secretária de saúde, Franciele Anselmo.

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

A orientação do departamento é que uma vez na semana o imóvel seja vistoriado, principalmente se perceber a presença de pernilongos do tipo Aedes aegypti.

O ideal é procurar locais com água parada, observar os ralos de escoamento de água pluvial, pois a sua grande maioria pode reter água no seu trajeto. Por isso, coloque produtos químicos para evitar que o mosquito se prolifere nos canos.

Em períodos de chuva, é fundamental ainda verificar calhas e lajes, não acumular baldes e latas no quintal bem como qualquer outro objeto que acumule água. “Reforçamos que a dengue mata, por isso o cuidado é fundamental”, finaliza.

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais