Polícia

Quatros são indiciados e 131 condutores mapeados no esquema de emissão fraudulenta de CNH

Operação Dedo Podre, desencadeada semana passada, conclui inquérito policial da 1ª fase.

Por: Da Redação atualizado: 11 de agosto de 2019 | 18h16
Operação investiga emissão fraudulenta de CNH de motoristas de SP para outros estados (Imagem: Polícia Civil). Operação investiga emissão fraudulenta de CNH de motoristas de SP para outros estados (Imagem: Polícia Civil).

Nesta quinta-feira (8), a Polícia Civil do Estado de São Paulo, por intermédio das unidades especializadas DIG/DISE/CIP, da Delegacia Seccional de Polícia de Dracena, concluiu as investigações atinentes à 1ª fase da “Operação Dedo Podre”, apresentando à Justiça o relatório final do inquérito policial onde, dentre outras providências, foi representado pela decretação da prisão preventiva dos acusados a fim de que aguardem preso até o julgamento a ser realizado. As prisões e buscas e apreensões de documentos ocorreram na última quinta-feira, 1º de agosto (reveja).

O inquérito policial instaurado teve a finalidade de apurar a conduta dos quatro integrantes da associação criminosa que transferia ilicitamente para outros Estados, mediante o pagamento de propina e declaração falsa de endereço, CNHs de condutores de veículos com registro neste Estado de São Paulo, apenados administrativamente ou em vias de sê-lo, a fim de escapar da responsabilização administrativa.

Ainda, durante a tramitação do inquérito, além dos 107 condutores de veículos que já haviam sido constatados, foram identificadas outras 24 pessoas que também transferiram de maneira criminosa suas CNHs, totalizando nesta 1ª fase 131 condutores envolvidos. Verificou-se transferências para os estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Pará.

Para cada um dos condutores de veículo será instaurado inquérito policial autônomo, visando a apuração de delitos de falsidade ideológica e corrupção ativa, sendo, ainda, representado pelo bloqueio e apreensão das CNHs obtidas de maneira ilícita.

A prisão temporária dos quartro acusados de integrar a associação criminosa, que venceria na segunda-feira (5), já havia sido prorrogada por mais cinco dias pela Justiça, a qual acatou representação das autoridades policiais. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Mais 2 mil condutores poderão ser investigados

Com a conclusão da 1ª fase de investigações desencadeadas pela Polícia Civil na “Operação Dedo Podre”, foi deflagrada nesta quinta-feira (8) a 2ª fase dos trabalhos policiais. 

Segundo a Polícia Civil, com base nos documentos e objetos apreendidos, foi possível catalogar aproximadamente outros dois mil condutores de veículos que figuraram em todo o conjunto probatório analisado.

Serão realizadas consultas junto aos sistemas informatizados dos órgãos de trânsito a fim de apurar se adotaram os mesmos procedimentos ilícitos de transferências de CNHs e se utilizaram ou não os “serviços” da associação criminosa.

De igual, constatada a transferência para outro Estado a fim de escapar da responsabilização administrativa, serão instaurados inquéritos policiais em desfavor desses condutores de veículos, a fim de apurar a conduta criminosa, e também terão apreendidas e bloqueadas, administrativamente, suas CNHs em razão da fraude/ilícito empregado.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais