Mariápolis

Educação Municipal de Mariápolis recebe treinamento de primeiros socorros em engasgamento

Profissionais da educação municipal receberam treinamento para atuar com primeiros socorros.

Por: Da Redação atualizado: 10 de abril de 2023 | 15h08
Uma das etapas do treinamento aplicado aos profissionais da educação municipal (Cedida). Uma das etapas do treinamento aplicado aos profissionais da educação municipal (Cedida).

Na semana passada, profissionais da Educação Municipal de Mariápolis receberam treinamento de primeiros socorros para atuação em casos de engasgamento. A medida visa capacitar as equipes com noções básicas, para ocorrências dessa natureza, até que possam ser acionados os serviços de saúde.

Treinamento realizado em Mariápolis (Cedida).

Segundo o secretário municipal de educação de Mariápolis, Rodrigo José Soares, a capacitação aos profissionais da educação municipal ocorreu em atendimento à Lei Nº 13.722, de 4 de outubro de 2018 (Lei Lucas), que tornou obrigatória em todo o país a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

Publicidade

Supermercado Godoy
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Lei Lucas

A lei que tornou obrigatória a capacitação nos estabelecimentos de ensino, sobre primeiros socorros, homenageou o pequeno Lucas Begalli Zamora. Em 27 de novembro de 2017, em Campinas, Lucas, com 10 anos, engasgou-se com um pedaço de salsicha oriunda de lanche fornecido durante um passeio escolar.

Treinamento realizado em Mariápolis (Cedida).

Não havendo à sua volta qualquer adulto capaz de aplicar a manobra de Heimlich (também conhecida como manobra ou abraço do desengasgo), instalou-se na criança um quadro possivelmente evitável de morte cerebral até que chegassem os profissionais médicos ao recinto. O óbito de Lucas veio a ser registrado dois dias depois desse acidente.

Saiba mais sobre a manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, impedindo a pessoa de respirar. A técnica foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa.

Treinamento realizado em Mariápolis (Cedida).

Tem sido noticiada a ocorrência frequente de engasgamentos em bebês, quando da amamentação. Caso o bebê sofra um sério engasgamento com algum objeto ou alimento, que o impeça de respirar, a manobra é feita de forma diferente. O primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.

Caso contrário, e ela continuar engasgada, deve-se incliná-la, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans