Especial Publicitário

Unimed Adamantina disponibiliza a nova vacina Qdenga contra a dengue

Vacina está disponível para beneficiários e não beneficiários em seu Centro Médico em Adamantina.

Por: Da Redação | Acácio Rocha atualizado: 8 de fevereiro de 2024 | 15h29
Vacina Qdenga, contra a dengue, est? dispon?vel no Centro M?dico da Unimed Adamantina (Siga Mais). Vacina Qdenga, contra a dengue, est? dispon?vel no Centro M?dico da Unimed Adamantina (Siga Mais).

A Unimed Adamantina passa a oferecer em seu Centro Médico a vacina Qdenga, contra a dengue. A imunização está disponível para beneficiários e não beneficiários. A imunização é indicada para o público de 4 a 60 anos, e se torna mais um recurso de proteção dos indivíduos ao avanço da doença, que avança com grande preocupação nos municípios.

O imunizante deve ser administrado em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre elas, independentemente de o paciente ter tido ou não dengue previamente. É contraindicada apenas para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

A Qdenga é uma vacina tetravalente que protege, portanto, contra os quatro sorotipos do vírus da dengue – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Feita com vírus vivo atenuado, ela interage com o sistema imunológico no intuito de gerar resposta semelhante àquela produzida pela infecção natural.

Sala de imunizações do Centro Médico (Siga Mais).Centro Médico fica na Avenida Rio Branco, 310 (Siga Mais).

Os interessados podem se dirigir ao Centro Médico da Unimed Adamantina, que fica na Avenida Rio Branco, 310. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e oferece todas as vacinas do calendário infantil e adulto.

Para a vacibá Qdenga o investimento, para cada dose, é de R$ 420 para beneficiários e R$ 450 para não beneficiários. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do imunizante em março de 2023.

Saiba mais sobre a vacina 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), a Qdenga é uma vacina tetravalente que protege, portanto, contra os quatro sorotipos do vírus da dengue – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Feita com vírus vivo atenuado, ela interage com o sistema imunológico no intuito de gerar resposta semelhante àquela produzida pela infecção natural. O imunizante deve ser administrado em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre elas, independentemente de o paciente ter tido ou não dengue previamente. 

Infecções prévias 

Quem já teve dengue, portanto, deve tomar a dose. Segundo a SBim, a recomendação, nesses casos, é especialmente indicada por conta da melhor resposta imune à vacina e também por ser uma população classificada como de maior risco para dengue grave.

Contraindicações 

Conforme especificado na bula, o imunizante é indicado para pessoas de 4 a 60 anos. Como toda vacina de vírus vivo, a Qdenga é contraindicada para gestantes e mulheres que estão amamentando, além de pessoas com imunodeficiências primárias ou adquiridas e indivíduos que tiveram reação de hipersensibilidade à dose anterior. Mulheres em idade fértil e que pretendem engravidar devem ser orientadas a usar métodos contraceptivos por um período de 30 dias após a vacinação. 

Eficácia 

Ainda de acordo com a SBim, a vacina demonstrou ser eficaz contra o DENV-1 em 69,8% dos casos; contra o DENV-2 em 95,1%; e contra o DENV-3 em 48,9%. Já a eficácia contra o DENV-4 não pôde ser avaliada à época devido ao número insuficiente de casos de dengue causados por esse sorotipo durante o estudo. Também houve eficácia contra hospitalizações por dengue confirmada laboratorialmente, com proteção geral de 84,1%, com estimativas semelhantes entre soropositivos (85,9%) e soronegativos (79,3%). 

Demais arboviroses 

A SBim destaca que a Qdenga é exclusiva para a proteção contra a dengue e não protege contra outros tipos de arboviroses, como zika, chikungunya e febre amarela. Vale lembrar que, para a febre amarela, no Brasil, estão disponíveis duas vacinas: uma produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), utilizada pela rede pública, e outra produzida pela Sanofi Pasteur, utilizada pelos serviços privados de imunização e, eventualmente, pela rede pública. As duas têm perfis de segurança e eficácia semelhantes, estimados em mais de 95% para maiores de 2 anos. 

Outros imunizantes 

A Qdenga é a primeira vacina contra a dengue aprovada no Brasil para um público mais amplo, já que o imunizante aprovado anteriormente, Dengvaxia, do laboratório francês Sanofi- Pasteur, só pode ser utilizado por quem já teve dengue. A Dengvaxia não foi incorporada ao SUS e é contraindicada para indivíduos que nunca tiveram contato com o vírus da dengue em razão de maior risco de desenvolver quadros graves da doença.

Para saber mais sobre a vacina acesse aqui um conjunto de perguntas e respostas mais frequentes, elaborado pela Sbim.