Ensino

Procon de Adamantina dá orientações sobre compra de material e uniforme escolar

Para ajustar os gastos ao seu orçamento, a pesquisa de preços é uma prática muito importante.

Por: Assessoria de Imprensa atualizado: 14:49
Na hora da compra, avalie a qualidade e o preço de produtos similares aos solicitados, que atendam às mesmas necessidades com maior economia (Foto: Pixabay). Na hora da compra, avalie a qualidade e o preço de produtos similares aos solicitados, que atendam às mesmas necessidades com maior economia (Foto: Pixabay).

Entre as primeiras despesas do ano, está a compra de material escolar. Para ajustar os gastos ao seu orçamento, a pesquisa de preços é uma prática muito importante.

A primeira ação é a confirmação junto à escola da necessidade da lista completa. Os pais devem ainda verificar a possibilidade de adquirir somente o material que será utilizado no primeiro semestre.

É indicado ainda observar quais produtos da lista você já possui em casa e que podem ser reaproveitados, inclusive os já utilizados por outra criança. 

A fim de baratear os custos, reúna-se com outros pais para uma compra coletiva, alguns estabelecimentos concedem bons descontos para compras em grandes quantidades.

A escola não pode solicitar a compra de materiais de uso coletivo, tais como material de higiene e limpeza ou taxas para suprir despesas com água, luz e telefone e nem determinar a loja ou livraria onde o material deve ser comprado. (Continua...)    

Na hora da compra, avalie a qualidade e o preço de produtos similares aos solicitados, que atendam às mesmas necessidades com maior economia.

Atenção para a compra em vendedores ambulantes, o preço pode ser menor, mas não há emissão de nota fiscal e muitas vezes, os produtos não possuem certificado do órgão responsável.

Quanto ao uniforme escolar, verifique se existe a obrigatoriedade do uso. Somente se a escola possuir uma marca devidamente registrada é que ela poderá determinar que a aquisição seja realizada na própria escola e/ou em outros estabelecimentos predeterminados.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que todo produto apresente informações adequadas, claras, com especificação correta de quantidade, característica, composição, qualidade, prazo de validade, bem como os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

Preços

Conforme a Lei 12.733 de 11 de Outubro de 2007 todo estabelecimento comercial é obrigado a identificar na mesma dimensão: os preços à vista, valores das parcelas e os juros dos produtos comercializados.

Mais informações podem ser obtidas no Procon de Adamantina situado na Avenida da Saudade nº 1072 - Ganha Tempo.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais