Ensino

Futuro da UniFAI: conheça os planos de gestão dos candidatos à reitoria 2021/2025

Ações para os próximos quatro anos da UniFAI são decisivas para o futuro da instituição.

Por: Da Redação atualizado: 27 de maio de 2021 | 11h59
Os candidatos a reitores da UniFAI, professores doutores Alexandre Teixeira de Souza e Vagner Amado Belo de Oliveira (Arte: Siga Mais). Os candidatos a reitores da UniFAI, professores doutores Alexandre Teixeira de Souza e Vagner Amado Belo de Oliveira (Arte: Siga Mais).

As duas candidaturas que pleiteiam a reitoria do Centro Universitário de Adamantina (UnIFAI) para o próximo quadriênio, que se inscreveram no processo de eleição da autarquia municipal, agora terão seus planos de gestão avaliados pelo Conselho Universitário. No documento estão as propostas de atuação para o período de 1º de julho de 2021 a 30 de junho de 2025.

Duas chapas se inscreveram: uma dobradinha com o professor doutor Vagner Amado Belo de Oliveira – atual pró-reitor de extensão da autarquia – e professor doutor Albanir Gabriel Borrasca; e outra dobradinha formada pelo professor doutor Alexandre Teixeira de Souza e professor doutor Wendel Cleber Soares.

Com os planos de gestão, os membros do Conselho Universitário da UniFAI deverão votar e escolher os nomes na próxima sexta-feira (28), quando enviarão lista tríplice ao prefeito (veja abaixo as próximas etapas).

O primeiro e atual reitor, professor doutor Paulo Sergio da Silva, optou por não disputar uma recondução, já que poderia apresentar candidatura e projeto de gestão para um novo período.

Os dois planos

O plano de gestão dos candidatos Alexandre Teixeira de Souza e Wendel Cleber traz o título “Gestão efetiva, autonomia e valorização humana”, com o conteúdo organizado em 45 páginas (leia na íntegra). “Sob essa perspectiva, o Projeto de Gestão intitulado como "Gestão Efetiva, Autonomia e Valorização Humana" foi elaborado com seu escopo focado no crescimento e desenvolvimento sustentável da UniFAI, visando o seu credenciamento como Universidade junto ao Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Os três pilares que compõem o título do presente Projeto de Gestão representam o respeito pela história da Instituição de Ensino Superior e projetam os desafios atuais que deverão ser considerados pelos responsáveis pela gestão no período de 2021/2025”, diz o documento.

O plano de gestão dos candidatos Vagner Amado Belo de Oliveira e professor doutor Albanir Gabriel Borrasca não tem um título, porém o início do texto já destaca as bases da proposta: inovação, qualidade do ensino e captação de alunos. OS argumentos estão organizados em 23 páginas (leia na íntegra). “Apresentamos para discussão com a comunidade acadêmica do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) o nosso Plano de Gestão, objetivando inserir todos os colaboradores da instituição cinquentenária de Ensino, Pesquisa e Extensão, através de um “Time” formado por cada indivíduo envolvido neste processo: professores, alunos, funcionários e comunidade em geral, numa gestão “Participativa”, indispensável para a consolidação da democracia. As bases da proposta dessa Gestão está alicerçada no tripé, inovação - qualidade do ensino - captação de alunos”(sic). (Continua após a publicidade...)

Processo de seleção para formação de lista tríplice

De acordo com a Resolução Nº 03, os candidatos a reitor e vice-reitor tinha o prazo até às 16h desta sexta-feira (21) para protocolar o arquivo (em formato PDF) do projeto de gestão para a UniFAI, apresentando informações que demonstrem conhecimento da realidade atual da instituição, bem como propostas para a efetiva projeção do Centro Universitário no decorrer do mandato, e os respectivos currículos lattes atualizados.

Recebidos os projetos, com identificação dos candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor, a documentação foi enviada aos membros do Conselho Universitário para apreciação, que se reunirá para discutir as propostas dos candidatos à reitoria. Esse encontro será em ambiente virtual, por videoconferência, nesta quarta-feira (26), às 9h. Caso entenda necessário, o Conselho poderá convocar os candidatos para arguição.

Em seguida, os conselheiros irão escolher, mediante voto secreto e individual, as chapas de reitor e vice-reitor inscritas, o que vai ocorrer na próxima sexta-feira (28), às 9h, no campus 1. Os nomes irão compor uma lista tríplice que será enviada ao prefeito municipal até o dia 31 de maio. A partir dela, o prefeito irá escolher os nomes do reitor e vice-reitor, e submeter a referendo pela Câmara Municipal de Adamantina, que irá votar para manter a indicação do prefeito, ou rejeitá-la.

A eleição da reitoria da UniFAI é regida pela Lei Complementar Municipal nº 274, de 25 de maio de 2017, que dispõe sobre o estatuto, a estrutura administrativa e acadêmica e organiza seu quadro de pessoal. 

Quem compõe o Conselho Universitário?

O Conselho Universitário da UniFAI é formado por representantes da reitoria, das pró-reitorias, corpo docente permanente, chefes de departamento, dos estudantes, dos funcionários técnico-administrativos e da comunidade. Presidido pelo reitor Paulo Sergio da Silva, estão nomeados em sua atual formação: Alexandre Rodrigues Simões, Alexandre Teixeira de Souza, Dalva Pazzini Grion, Delcio Cardim, Eduardo Ribeiro Ferracini, Fábio Alexandre Guimarães Botteon, Igor Terraz Pinto, Jean Cardoso de Moura, Jean Rodolfo Ferreira, João Lopes de Oliveira, Luiz Octávio Amarins Cianca, Marceli Moço Silva, Marcos Roberto Fratini, Miguel Ângelo de Marchi, Rita de Cássia Siqueira, Simone Leite Andrade,  Vagner Amado Belo de Oliveira e Yuri Wicher Damasceno.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais