Ensino

Duas candidaturas pleiteiam a reitoria da UniFAI para o quadriênio 2021/2025

Eleição dos nomes que irão compor lista tríplice será na próxima sexta-feira (28).

Por: Da Redação atualizado: 22 de maio de 2021 | 17h07
Os candidatos à reitoria, professores doutores Alexandre Teixeira de Souza e Wendel Cleber Soares; e Vagner Amado Belo de Oliveira e Albanir Gabriel Borrasca (Arte: Siga Mais). Os candidatos à reitoria, professores doutores Alexandre Teixeira de Souza e Wendel Cleber Soares; e Vagner Amado Belo de Oliveira e Albanir Gabriel Borrasca (Arte: Siga Mais).

Terminou às 16h desta sexta-feira (21) o prazo para que os candidatos a reitor e vice-reitor do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), para o quadriênio 2021/2025, formalizassem suas candidaturas, com a entrega da documentação pessoal e o projeto de gestão, com as propostas de atuação à frente da instituição adamantinense.

Ao final do período de inscrições, foram apresentadas duas candidaturas: uma dobradinha com o professor doutor Vagner Amado Belo de Oliveira – atual pró-reitor de extensão da autarquia – e professor doutor Albanir Gabriel Borrasca; e outra dobradinha formada pelo professor doutor Alexandre Teixeira de Souza e professor doutor Wendel Cleber Soares (veja qualificações abaixo, segundo o resumo disponível no currículo Lattes).

Agora, os nomes serão submetidos ao Conselho Universitário da UniFAI, que deve votar e escolher os nomes na próxima sexta-feira (28), quando enviará lista tríplice ao prefeito (veja abaixo as próximas etapas).

O próximo mandato da reitoria da UniFAI vai de 1 de julho de 2021 a 30 de junho de 2025. O primeiro e atual reitor, professor doutor Paulo Sergio da Silva, optou por não disputar uma recondução, já que poderia apresentar candidatura e projeto de gestão para um novo período.

Currículo Lattes dos candidatos

Alexandre Teixeira de Souza: admitido na UniFAI em 20/02/2006

Informações do currículo Lattes: Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1999), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e pós-doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Atualmente é professor, coordenador do curso de Pós Graduação lato sensu em Saneamento Ambiental e Manejo Florestal do Centro Universitário de Adamantina, Adamantina-SP, e professor da Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente-SP. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Bioquímica, Bioenergética e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioquímica, Tecnologia Química, Tratamento de Águas Residuárias, Modelagem Termodinâmicas de Processos Químicos, Equilíbrio de Fases a Altas Pressões.

Wendel Cleber Soares: admitido na UniFAI em 18/02/2002

Informações do currículo Lattes: Possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 1995), mestrado em Engenharia Elétrica - ILHA SOLTEIRA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica - ILHA SOLTEIRA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2009). Atualmente é professor titular do Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI), Parecerista do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Foi professor e sócio proprietário do Ensino Qualis LTDA-ME (Cursinho Sistema Poliedro de Ensino). Foi Coordenador de Projetos e Convênios Institucionais da UNIFAI (2018/2021) e Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica da UNIFAI (2018/2020). Participou como Coordenador de Área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - Área de Matemática). Participou como Professor colaborador na elaboração e revisão de itens da Prova Brasil do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) edital público aberto pelo INEP. Participa como colaborador na elaboração e revisão de itens do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) na área de Matemática. Participou como membro da Comunidade de Prática da Agenda e Desenvolvimento Regional de Presidente Prudente atuando na área de Tecnologia, Inovação e Ensino Superior. Foi Diretor Geral das Faculdades Adamantinenses Integradas(06/2016 a 01/2017) e Vice-Diretor (05/2011 a 05/2016). Foi membro representante do Comitê Regional do Prêmio Gestão Escolar 2012 e 2013 - Diretoria de Ensino da Região de Adamantina - SP. Atuou como Interlocutor administrativo do Projeto Programa Bolsa-Universidade (Escola da Família) e do Projeto Bolsa Alfabetização representando a Instituição de Ensino FAI. Participou do Projeto Rondon "Operação Forte do Presépio". Tem experiência na área de Matemática presencial e EAD, com ênfase em Cálculo Diferencial e Integral, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização, processamento de sinais, wavelets, transformada wavelet discreta, equações diferenciais ordinárias, estatística, data mining, modelagem matemática no manejo integrado de pragas, matemática financeira e ensino da matemática.

Vagner Amado Belo de Oliveira: admitido na UniFAI em 08/08/2011

Informações do currículo Lattes: Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1988), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1991) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Coordenador do curso de Agronomia de agosto/2008 a junho/2009; Agronomia/Agronegócios de fevereiro/2011 a março/2015 e de agosto/2017 a junho/2018. Atualmente é Pró-Reitor de Extensão e Professor do Centro Universitário de Adamantina/Consultor, foi bolsista RHAE/CNPq-DTI C, trabalhou na Cooperativa Agrícola CAMDA e colaborou na criação da Fundação Terra e Saúde, foi membro da Associação de Agricultura Orgânica de São Paulo (AAO). Trabalhou na Empresa Technes Agrícola com assistência técnica em agricultura orgânica e exportação de café orgânico e sem agrotóxico para o Japão. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Cafeicultura, Eucalipto, Seringueira, Pastagem, Grandes, Grandes Culturas e HF, com ênfase em Agroecologia, Resiliência, Sustentabilidade e Bioenergia na Agricultura             

Albanir Gabriel Borrasca: admitido na UniFAI em 01/10/2013

Informações do currículo Lattes: Possui graduação em Odontologia - Faculdades Adamantinenses Integradas (2004), é especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo CFO, Mestre e Doutor em Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atua desde o ano de 2005 em clínica particular na área de cirurgia e implantologia oral , é professor em nível de pós-graduação na área de implantodontia. Professor Concursado da Disciplina de Cirurgia Oral da UNIFAI-Adamantina. I.T.I MEMBER - International Team for Oral Implantology. (Continua após a publicidade...)

Processo de seleção para formação de lista tríplice

De acordo com a Resolução Nº 03, os candidatos a reitor e vice-reitor deveriam protocolar até às 16h de hoje (21), no endereço protocolo@fai.com.br, o arquivo (em formato PDF) do projeto de gestão da UNIFAI, apresentando informações que demonstrem conhecimento da realidade atual da instituição, bem como propostas para a efetiva projeção do Centro Universitário no decorrer do mandato e os respectivos currículos lattes atualizados.

Recebidos os projetos, com identificação dos candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor, a documentação será enviada para apreciação do Conselho Universitário, que se reunirá para discutir as propostas dos candidatos à reitoria. Caso entenda necessário, o Conselho poderá convocar os candidatos para arguição.

Em seguida, os conselheiros irão escolher, mediante voto secreto e individual, as chapas de reitor e vice-reitor inscritas, o que vai ocorrer no dia 28 de maio, às 9h, no campus 1. Os nomes irão compor uma lista tríplice que será enviada ao prefeito municipal até o dia 31 de maio. A partir dela, o prefeito irá escolher os nomes do reitor e vice-reitor, e submeter a referendo pela Câmara Municipal de Adamantina.

A eleição da reitoria da UniFAI é regida pela Lei Complementar Municipal nº 274, de 25 de maio de 2017, que dispõe sobre o Estatuto, a estrutura administrativa e acadêmica e organiza seu quadro de pessoal. 

Quem compõe o Conselho Universitário?

O Conselho Universitário é formado por representantes da reitoria, das pró-reitorias, corpo docente permanente, chefes de departamento, dos estudantes, dos funcionários técnico-administrativos e da comunidade. Presidido pelo reitor Paulo Sergio da Silva, estão nomeados em sua atual formação: Alexandre Rodrigues Simões, Alexandre Teixeira de Souza, Dalva Pazzini Grion, Delcio Cardim, Eduardo Ribeiro Ferracini, Fábio Alexandre Guimarães Botteon, Igor Terraz Pinto, Jean Cardoso de Moura, Jean Rodolfo Ferreira, João Lopes de Oliveira, Luiz Octávio Amarins Cianca, Marceli Moço Silva, Marcos Roberto Fratini, Miguel Ângelo de Marchi, Rita de Cássia Siqueira, Simone Leite Andrade,  Vagner Amado Belo de Oliveira e Yuri Wicher Damasceno.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais