Ensino

Educação promove planejamento anual da rede municipal de ensino de Adamantina

Participaram equipes das EMEIs Ciclo I (creches), Ciclo II (Pré-escola) e do Ensino Fundamental.

Por: Ludhmila Jorge | PMA atualizado: 15:50
Profissionais da rede municipal de ensino de Adamantina em atividade de planejamento para 2020 (Da Assessoria). Profissionais da rede municipal de ensino de Adamantina em atividade de planejamento para 2020 (Da Assessoria).

Com o início do ano, a Secretaria de Educação do município de Adamantina iniciou os preparativos para o ano letivo, juntamente com as escolas municipais. Os encontros aconteceram em duas etapas, no dia 23/01 com a equipe das EMEIs Ciclo I (creche) e nos dias 28, 29 e 30/01 com as equipes das EMEIs Ciclo II (Pré-escola) e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

Segundo Adriana Maria Muniz, Assessora Técnica Pedagógica, o objetivo dos encontros é capacitar as equipes da educação sobre os elementos básicos para as EMEIs ciclo I e ciclo II. “Nesse encontro os profissionais receberam a formação de Consciência Fonológica e Alfabetização, ministrado pelas professoras Ana Queila Zanardo e Rosy Scalabrini com a participação da fonoaudióloga da rede Vanessa Paloni. Foram abordados assuntos como elementos básicos da Consciência Fonológica e de suas sub-habilidades, formas de aplicação através de músicas e de atividades lúdicas, pois na educação infantil as crianças devem estar inseridas em um ambiente alfabetizador através da brincadeiras e interações como prevê a BNCC - Base Nacional Comum Curricular - garantindo assim o estímulo necessário para a sua alfabetização no ensino fundamental”. (Continua após a publicidade...)

Já a equipe do Ensino Fundamental recebeu a formação “Ensino de escrita: mitos, desafios e possibilidades” conforme explica Maria Angélica Santos Feitoza, Assessora téc. Pedagógica. “O encontro foi ministrado pela professora Deise Morais. O objetivo da formação foi refletir sobre o ensino de escrita e sobre outros tópicos tão centrais para a organização das atividades escolares, BNCC, PPP, planos de ensino e de aula e etc, levando os professores a pensar meios de alfaletrar, de planejar melhor as aulas, tirar o planejamento do papel, ampliar as possibilidades do processo ensino aprendizagem de modo que seus alunos sejam senhores de seus projetos de dizer, exercendo o protagonismo de seu desenvolvimento integral”, conclui.

Para o Secretário de Educação, Osvaldo José, essa ação entre a Secretaria e as escolas, é de extrema importância para a educação das crianças de Adamantina. “Ambas as formações vieram de encontro com as necessidades da rede, contribuindo assim para o aperfeiçoamento das práticas docentes”, finaliza.

(Da Assessoria).

 

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais