Saúde

Encontro debate criação de novo hospital em Adamantina

Demanda exige articulação local e regional e ação política junto ao Ministério da Saúde.

Por: Da Redação atualizado: 25 de maio de 2017 | 08h31
Reunião realizada na manhã de segunda-feira, convocada pelo prefeito Márcio Cardim, debateu sobre criação de novo hospital em Adamantina (Foto: Cedida/Luan Nóbrega/Jornal Diário do Oeste). Reunião realizada na manhã de segunda-feira, convocada pelo prefeito Márcio Cardim, debateu sobre criação de novo hospital em Adamantina (Foto: Cedida/Luan Nóbrega/Jornal Diário do Oeste).

Um encontro realizado na manhã desta segunda-feira (22), convocado pelo prefeito Márcio Cardim (DEM), reuniu vereadores, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Santa Casa e do curso de Medicina da FAI, para debater sobre as primeiras ações em torno do projeto que pode resultar na construção de um novo hospital para Adamantina.
O prefeito Márcio Cardim destacou a formalização de pedido oficializado pelo deputado federal Fausto Pinato (PP) ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, onde solicita a destinação de R$ 50 milhões para a construção de uma nova estrutura hospitalar, que abrigaria serviços de média e alta complexidade, além de acolher as demandas decorrentes do curso de medicina da FAI.
Com o pedido de recursos formalizado ao Ministério da Saúde, o próximo passo é a elaboração de um projeto técnico, que descreva o cenário local e regional, que precisará ser articulado junto ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, em especial no ambiente da Comissão Intergestora Regional (CIR), e depois referendada na Comissão Intergestora Bipartite (CIB) da Secretaria Estadual de Saúde, de âmbito estadual.
Com o projeto estruturado e o referendo da CIR e da CIB, a proposta será encaminhada ao Ministério da Saúde, que avaliará tecnicamente. Com a manifestação positiva, abre-se um trabalho político, pela viabilização do recurso financeiro.
Ao fim da reunião, as lideranças deram sinal positivo para o início do projeto. A própria Santa Casa sinalizou a possibilidade transferir à nova estrutura hospitalar os serviços que hoje realiza, via SUS, caso o projeto se consolide.
A estrutura administrativa e de funcionamento do hospital ainda não foi mensurada, e deverá compor o projeto, que será construído ao longo dos próximos meses, com prazo de elaboração de 90 a 120 dias.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais