Saúde

Dengue: desde 2017 vereadores cobram da Prefeitura a realização de mutirões de limpeza

Mutirões são considerados estratégicos. Nesta semana, Adamantina atingiu 750 casos de dengue.

Por: Da Redação atualizado: 4 de junho de 2019 | 09h42
Último mutirão de limpeza da cidade, que era realizado por bairros, em Adamantina, ocorreu na gestão anterior (Ilustração). Último mutirão de limpeza da cidade, que era realizado por bairros, em Adamantina, ocorreu na gestão anterior (Ilustração).

Desde outubro de 2017, pelo menos cinco pedidos de mutirões de limpeza para a cidade de Adamantina foram realizados pelos vereadores, por meio de indicações e requerimentos, na Câmara Municipal. Até agora nenhum pedido foi atendido. Os últimos mutirões, executados por bairros e dentro de um calendário anual, foram realizados no governo municipal anterior.

O mutirão de limpeza é considerado estratégico para a eliminação de recipientes que possam acumular água parada, que são potenciais criadouros do mosquito Aedes-aegypti, transmissor da dengue, além de materiais orgânicos que favorecem a proliferação do mosquito-palha transmissor da leishmaniose e detritos que podem abrigar escorpiões.

Nesta semana, segundo divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, são 750 casos confirmados de moradores com dengue, oficialmente informados à saúde pública (reveja). Os números reais são maiores, já que muitos buscam atendimento particular, não informados ao poder público.

De acordo com levantamento preliminar sobre as solicitações dos vereadores, o primeiro pedido na atual legislatura ocorreu em 16 de outubro de 2017, por meio do Requerimento Nº 276/17, de autoria dos vereadores Acácio Rocha e Alcio Ikeda. Depois, em 16 de julho de 2018, o vereador Alcio Ikeda apresentou o Requerimento Nº 195/18, também com a mesma cobrança.

O terceiro pedido é datado de 5 de novembro de 2018, por meio da Indicação Nº 690/18, de autoria dos vereadores Eder Ruete, Dinha Gil, Paulo Cervelheira, João Davoli e Eduardo Fiorillo. Depois, no final do ano, um novo pedido se deu por meio do Requerimento Nº 293, de 3 de dezembro de 2018, novamente do vereador Alcio Ikeda.

A quinta solicitação de mutirão foi recente, realizada pelo vereador Aguinaldo Galvão por meio da Indicação Nº 218, de 6 de maio de 2019, já no atual cenário de casos.

Fora os pedidos formais, por meio de indicações e requerimentos, os vereadores têm feito repetidas cobranças pela realização de mutirões de limpeza da cidade, ainda sem sucesso. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Com 750 casos da doença, Prefeitura sinaliza mutirão e decreto de emergência

Só agora há alguma sinalização de mutirão, conforme expôs na tarde desta quinta-feira (30) o prefeito Márcio Cardim, em reunião realizada no anfiteatro da Biblioteca Municipal, sobre medidas de combate à dengue que deverão ser tomadas pela Prefeitura.  

Segundo revelou, o município se reuniu com especialistas e após ouvi-los, considera a necessidade de realizá-los. Ainda não há previsão ou detalhamento, o que ainda exige planejamento do calendário, a estrutura a ser mobilizada e a divulgação.

O prefeito revelou ainda que deverá assinar decreto de situação de emergência, face ao aumento dos casos de dengue. O decreto facilita a tomada de decisões específica sobre o tema, inclusive referentes a compra de produtos e/ou serviços, e eventual contratação de pessoal por tempo determinado.  

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança

Publicidade

Cóz Jeans
FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone