Polícia

Ex-prefeito de Flora Rica é preso após condenação por esquema de corrupção

Gilberto Sanches Gomes foi condenado a 17 anos de prisão e está recolhido na cadeia em Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 2 de setembro de 2026 | 14h40
Gilberto Sanches Gomes, ex-prefeito de Flora Rica (Reproducao/Prefeitura de Flora Rica). Gilberto Sanches Gomes, ex-prefeito de Flora Rica (Reproducao/Prefeitura de Flora Rica).

O ex-prefeito de Flora Rica, Gilberto Sanches Gomes, foi preso pela Polícia Civil nesta terça-feira (1), em cumprimento à condenação decorrente de um processo que investigou um esquema de corrupção envolvendo a estrutura do poder público municipal.

Após ser localizado e preso por policiais civis da área da Delegacia Seccional de Polícia de Adamantina, o ex-prefeito foi encaminhado para a Cadeia Pública de Adamantina, onde permanece à disposição da Justiça. Ele aguarda audiência de custódia e os demais encaminhamentos judiciais, com vistas ao ingresso no sistema penitenciário estadual.

Conforme a sentença judicial, Gilberto Sanches Gomes foi condenado a 17 anos de prisão pelos crimes relacionados ao esquema investigado.

Publicidade

Parfum Perfumes Importados
Unimed Adamantina

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Rede Sete Supermercado

Operação A Grande Família

A investigação que resultou no processo foi deflagrada em 12 de abril de 2022, quando Polícia Civil, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo realizaram a operação “A Grande Família”.

A ação ocorreu nos municípios de Flora Rica, Irapuru e Dracena. Na ocasião, foram cumpridos 13 mandados judiciais de busca e apreensão em endereços ligados a servidores públicos municipais e empresas que mantinham contratos administrativos com a Prefeitura de Flora Rica.

Ex-prefeito foi recolhido inicialmente à cadeia pública de Adamantina (siga Mais).

Além das buscas, a Justiça determinou, após representação da Polícia Civil e do Ministério Público, o afastamento cautelar de servidores públicos, do prefeito e da vice-prefeita de Flora Rica.

Segundo as investigações, o esquema envolvia fraudes em processos licitatórios e desvios de recursos públicos, causando prejuízos aos cofres municipais.

Publicidade

Hiper Cliente Feliz Cocipa

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança

Afastamento do cargo

Gilberto Sanches Gomes foi eleito prefeito de Flora Rica pelo então PTB e tomou posse em janeiro de 2021. Em abril de 2022, pouco mais de um ano após assumir o cargo, foi afastado cautelarmente por determinação judicial no âmbito das investigações.

A prisão desta terça-feira decorre da condenação judicial no processo relacionado aos fatos investigados pela operação deflagrada em 2022.

Publicidade

Cóz Jeans
Anderson Veículos Adamantina
Prefeitura de Adamantina

Publicidade

ADT Drone