Cidades

Irregularidades em aterro sanitário deixam Adamantina fora do “Município Verde Azul”

Adamantina estava na 20ª posição em 2014 e está com em situação ainda indefinida.

Por: Da Redação atualizado: 19 de fevereiro de 2016 | 19h02
Irregularidades no aterro sanitário de Adamantina deixaram a cidade fora do Município Verde Azul (Foto: Acácio Rocha/Outubro/2015). Irregularidades no aterro sanitário de Adamantina deixaram a cidade fora do Município Verde Azul (Foto: Acácio Rocha/Outubro/2015).

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente divulgou ontem (17) o ranking do “Programa Município Verde Azul”, e o resultado de 2015 deixa Adamantina fora do conjunto de municípios certificados.
De acordo com o ranking divulgado ontem, Adamantina está com posição indefinida, ficando inserida na categoria de municípios pré-certificados, junto com outras duas cidades: Americana e Santa Cruz do Rio Pardo. As cidades têm dois meses para se adequarem, até a divulgação do resultado definitivo.
No caso de Americana, os problemas envolvem esgoto sanitário. No caso de Adamantina e Santa Cruz do Rio Pardo, os problemas envolvem o aterro sanitário, que nas duas cidades operam com irregularidades.
A posição de Adamantina no ranking do programa “Município Verde Azul” era de número 20, no ano passado, com nota 92,92. E por falhas na gestão local das ações ambientais, sobretudo na diretiva que trata do aterro sanitário, a cidade perdeu posição, ficando com a nota 84,17, porém, a situação da cidade não é definitiva, pois aguarda-se a evolução ao longo dos próximos dois meses, para eventuais adequações no aterro, visando a recuperação da nota.

Desempenho de cidades da região

O desempenho de cidades da região no “Município Verde Azul” mostrou que Adamantina foi superada por cidades de maior e de menor porte, na gestão das ações ambientais locais. Foram certificados nesta edição do Programa as cidades de Dracena (13ª posição), Valparaíso (18ª posição), Flórida Paulista (34ª posição), Pracinha (66ª posição), Irapuru (76ª posição), Tupi Paulista (78ª posição), Osvaldo Cruz (88ª posição) e Nova Guataporanga (92ª posição). Confira aqui o ranking geral dos municípios paulistas.

Siga Mais denunciou situação do aterro

Em uma série de reportagens sobre a gestão dos resíduos sólidos em Adamantina, publicada em outubro pelo SIGA MAIS, foi denunciada a situação de precariedade do aterro sanitário local.
O local opera de maneira irregular, com resíduos sólidos depositados diretamente em valas, sem proteção, ampliando os riscos ambientais e reduzindo a vida útil do lugar.
Reveja aqui a reportagem.

Fotos

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais