Geral

Família Toffoli comemora 127 no Brasil

Família Tofofli, de destacada presença em Adamantina, comemora 127 anos no Brasil.

Por: Da Redação
Francisco, Nilce, Juliana, Rodrigo e Henrique Toffoli, na matriz de Santo Antonio, de Jacutinga, em Minas Gerais (Foto: Arquivo Pessoal/Cedida). Francisco, Nilce, Juliana, Rodrigo e Henrique Toffoli, na matriz de Santo Antonio, de Jacutinga, em Minas Gerais (Foto: Arquivo Pessoal/Cedida).

Em 2 de outubro de 1888, depois de uma longa viagem vindo da Itália, de navio, desembarcava no Brasil, Gio Batta Toffoli e sua esposa Catterina Pellegrinet, com seus filhos Antonio, Tiziano, Maria e Giuseppe.  Assim começava a história dessa tradicional família em terras tupiniquins. 
No Brasil o início foi em Espirito Santo do Pinhal, na Fazenda Floresta, onde a família cresceu, nascendo Agostinho, Amábile e Lúcia. Permaneceu aí por duas décadas no cultivo de café, carpintaria, ferreiro e no conserto de objetos. 
Os filhos foram se casando e tomando o rumo pelo Sul de Minas Gerais. Gio Batta e sua esposa também mudaram-se para Jacutinga-MG, onde exercia as mesmas atividades. Após muito ter trabalhado e todos os filhos casados, foi acometido de uma grave pneumonia, falecendo em 24 de julho de 1914. A esposa Catterina faleceu após 20 anos em 18 de julho de 1934.
Gio Batta e Catterina viveram na simplicidade, humildade e com muita fé. O exemplo por eles deixado, se pereniza através da grande posteridade, de uma descendência numerosa.
No último sábado (20/02), na cidade mineira de Jacutinga, a família voltou a se reunir. Toffoli’s de todo o Brasil se concentraram na Matriz de Santo Antônio daquela cidade para uma Missa de ação de graças celebrada pelo Cônego José Carlos Dias Toffoli (Marília-SP) e após, uma grande festa de confraternização.
Entre os presentes, Zelinda Toffoli Furnaletto, de 107 anos, a mais idosa da família, moradora de Uberlândia-MG.  Presente também, o ministro do STF e presidente do TSE, José Antonio Dias Toffoli. Dos adamantinenses, os irmãos  José Mário Toffoli (Grupo Jóia),  Therezinha Tofoli (acompanhada do filho William e nora Paloma) e Francisco Toffoli (com a esposa Nilce, filha Juliana, genro Rodrigo e o filho Henrique, hoje morando em Botucatu-SP).
Essa não é a primeira vez que a família Toffoli de todo o Brasil se reúne. Em 1988, na mesma cidade de Jacutinga (MG),  comemoraram os 100 anos de presença no Brasil.

Fotos

Publicidade

FS Telecomunicações
Prefeitura de Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone