Ensino

Estudantes e professores de direito da UniFAI fazem Tour Jurídico em Brasília

Grupo conheceu e acompanhou a rotina de trabalho no Congresso Nacional, TCU, STF e OAB.

Por: Da Redação atualizado: 3 de novembro de 2016 | 09h05
Grupo de estudantes de direito e professores da UniFAI, no Congresso Nacional, em Brasília (Foto: Arquivo Pessoal). Grupo de estudantes de direito e professores da UniFAI, no Congresso Nacional, em Brasília (Foto: Arquivo Pessoal).

Entre os dias 25 e 28 de Outubro, um grupo de 14 alunos de direito da UnIFAI,  acompanhados dos professores Igor Terraz Pinto e Eduardo Fiorilo, realizaram a primeira jornada
jurídica do curso à capital federal, em Brasília (DF). O Tour Jurídico começou a ser organizado em junho, com o agendamento das visitas e reservas de hotel e passagens aéreas.
No primeiro dia em Brasília (25),  os alunos conheceram as instalações do Tribunal de Contas da União (TCU), onde assistiram uma Sessão de Julgamento e foram recepcionados pelo ministro Augusto Nardes, responsável pelo relatório que recomendou a rejeição das contas apresentadas pela ex-presidente Dilma Roussef em 2014.
No dia 26, a visita foi ao Congresso Nacional, ocasião em que os alunos puderam conhecer os plenários, salão negro, túnel do tempo e demais instalações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Posteriormente foram especialmente recebidos em seu gabinete, pelo deputado federal Ricardo Bentinho, natural de Adamantina.
No mesmo dia, os estudantes e professores visitaram o Supremo Tribunal Federal (STF), sendo saudados por sua presidente, ministra Carmen Lúcia. Naquele dia, assistiram a uma Sessão Plenária de Julgamento que teve como tema a desaposentação. Ao final, tiveram a oportunidade de conversar com o ministro Marco Aurélio de Mello.
No dia 27, os estudantes puderam conhecer as instalações do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde aprenderam sobre a história e atuação da instituição, e, posteriormente os acadêmicos visitaram o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, conhecendo sua organização e assistindo a uma sessão de julgamento após um proveitoso bate papo com o desembargador Ney de Barros Bello Filho.
No último dia de visitações, sexta-feira (28), os estudantes foram ao Banco Central do Brasil (BC), onde também conheceram o museu de valores. Concluíram o passeio  visitando o Palácio da Alvorada e o Museu JK – Memorial JK, oportunidade em que puderam conhecer melhor a história do Fundador de Brasília, o ex-presidente Juscelino Kubitschek.
Emocionada, uma das participantes, a aluna Juliana Squizatto do 8º termo de direito da UnIFAI ressaltou a importância do Tour Jurídico. “Mesmo que eu tente expressar toda a minha gratidão em palavras, jamais conseguirei traduzir o quão importante e gratificante foi esta experiência. Uma oportunidade ímpar que levarei para a vida toda, cada minuto de aprendizado adquirido nesta Jornada será gravado em mim para sempre!  Espero voltar”, destacou.

Publicidade

Prefeitura de Adamantina
FS Telecomunicações

Publicidade

ADT Drone