Prefeitura detalha sobre respiradores mecânicos, leitos de UTI e funcionamento dos postos de saúde
Há cinco respiradores mecânicos funcionando, quatro em manutenção e dez em processo de aquisição.

Em um vídeo divulgado na manhã desta quinta-feira (19) pelo prefeito Márcio Cardim e o secretário municipal de saúde Gustavo Taniguchi Rufino, foi detalhado que Adamantina, junto à Santa Casa local, possui cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e cinco respiradores mecânicos. Os equipamentos são considerados essenciais para a recuperação de pacientes infectados pelo coronavírus (Covid-19).
Ainda segundo o prefeito, há quatro respiradores sendo encaminhados para manutenção e outros dez em fase de aquisição. O prefeito também afirmou que nos próximos dias serão entregues dez novos leitos de UTI, no novo espaço construído na Santa Casa com investimentos do curso de medicina do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI).
Foi revelado também, pelo prefeito, que estão sendo preparados quartos de isolamento na própria Santa Casa, e se não forem suficientes há outro plano para expandir esse atendimento. “A população não vai ficar desassistida quando for necessário o isolamento”, afirmou Cardim.
População deve buscar postos de saúde
No vídeo foi reiterado que a porta de entrada para pacientes com sintomas de coronavírus (Covid-19) é o posto de saúde. Assim, diante de qualquer sintoma para a doença, a população deve buscas o posto de saúde mais próximo, e não ir ao pronto-socorro. O prefeito também anunciou que na próxima semana o centro de saúde (postão) vai começar a funcionar aos finais de semana.
O secretário municipal de saúde Gustavo Taniguchi Rufino detalhou sobre a ampliação dos horários. Ele disse que todos os postos de saúde continuam com seu horário de funcionamento normal, de segunda a sexta, e aos sábados e domingos o centro de saúde (postão) estará funcionando das 7h às 17h, para oferecer suporte aos finais de semana. “Recorram primeiramente aos postos de saúde, e não ao pronto-socorro”, orienta, em caso de coronavírus.
Gustavo também reforçou a necessidade de isolamento social. “Fiquem em casa”, afirmou. Em seguida, destacou o trabalho da equipe da secretaria municipal de saúde, contextualizando que o isolamento social é para evitar contágios e reduzir demandas para os serviços de saúde, para que os profissionais dessa área possam atuam com foco nos casos que porventura surjam. E elogiou a equipe. “Os funcionários da secretaria de saúde abraçaram toda essa causa. Estão de parabéns. Estão engajados em fazer todo esse processo de prevenção”, afirmou.
O secretário citou também que tem havido redução no número de viagens de enfermos para atendimentos fora da cidade, já que serviços como do AME de Tupã e do Hospital das Clínicas (HC) de Marília estão sendo redimensionados (reveja). “Estamos fazendo só os casos de extrema necessidade”, afirmou.
Nesta quarta-feira (18), a prefeitura ampliou as medidas restritivas de contenção à proliferação do coronavírus (reveja). (Continua após a publicidade...)
Números de telefone das unidades básicas de saúde
Centro de Saúde (Postão): (18) 3502-3130
UBS Nove de Julho (UniFAI 1): ESF Centro e ESF Vila Industrial: (18) 3522-5084
UBS Vila Jardim: ESF Vila Jardim, ESF Vila Jamil e ESF Jardim Brasil: (18) 3522-8041
ESF Jardim Adamantina: (18) 3522-4574
ESF Dorigo: (18) 3521-3536
UBS Vila Cicma: (18) 3502-3174
ESF Cecap: (18) 3522-5023
UBS Mário Covas: ESF Mário Covas I e ESF Mário Covas II: (18) 3522-2619