Chamadas de vÃdeo põem Idosos do Lar dos Velhos de Adamantina em contato com familiares
Diante do isolamento, tecnologia aproxima idosos do Lar dos Velhos e seus familiares.

As restrições decorrentes da pandemia da Covid-19 exigiram do Lar dos Velhos de Adamantina a implantação de rigoroso protocolo de distanciamento social, com vistas à preservação da saúde e da vida dos idosos, considerados o maior grupo de risco de contágio pela Covid-19. Entre as medidas, está a suspensão de visitas, como forma de proteger os internos.
O SIGA MAIS apurou que uma das alternativas da instituição para que sejam mantidos os contatos e vínculos com familiares foi a adoção de chamadas de vídeo, feitas por aplicativos de mensagens em dispositivos móveis, como tablets e smartphones. É realizado o contato prévio com o familiar e agendado o melhor momento para a chamada em vídeo. Diferente do telefonema, o recurso permite o contato visual, à distância, o que traz mais satisfação e tranquilidade aos abrigados da instituição, no seu contato com filhos, netos e outros parentes.
O Lar dos Velhos de Adamantina tem cerca de 50 idosos abrigados, que moram no local e são assistidos em tempo integral. Na semana passada, eles receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, e aguarda agora o prazo para o recebimento da segunda dose, para que estejam totalmente imunizados contra a doença. (Continua após a publicidade...)
Covid-19 nos idosos
Segundo dados do Governo paulista, mesmo não respondendo pela maioria dos casos de Covid-19, o grupo de idosos responde pelo maior número de óbitos e pelos maiores índices de letalidade.
Dados disponíveis em 28/01/2021 (Reprodução/GovSP).
No estado de São Paulo, em relação ao número de casos, as faixas etárias acima de 60 anos respondem por 16,1% dos casos. Os demais grupos, abaixo de 59 anos, respondem pelo restante dos casos. Os maiores volumes de casos estão nos grupos etários de 30 a 39 anos (23,6%) e dos 40 aos 49 anos (20,2%).
Em se tratando de mortalidades por Covid-19 o cenário é diferente. O mesmo grupo etário, acima de 60 anos, responde por 77,1% das mortes. Os casos são mais concentrados na faixa dos 70 aos 79 anos, com 26,1%.
Os números mostram ainda que a letalidade é maior, conforme a idade avança. Nos grupos de idosos com mais de 60 anos, com a Covid-19, a letalidade da doença é de 93,6%.
Esses dados são referentes ao dia 28 de janeiro. Mais informações em https://www.seade.gov.br/coronavirus