Cidades

Obras no Parque dos Pioneiros seguem cronograma

Valas irão receber pedras rachão e brita, para posterior assentamento das aduelas e reaterro.

Por: Da Redação atualizado: 6 de abril de 2019 | 14h33
Obras de escavação no Parque dos Pioneiros (Fotos: Siga Mais). Obras de escavação no Parque dos Pioneiros (Fotos: Siga Mais).

As obras de recuperação do Parque dos Pioneiros, com a escavação iniciada há cerca de um mês (reveja) para a substituição das galerias metálicas por aduelas de concreto, seguem o cronograma da Prefeitura de Adamantina, mesmo com o fato novo do afundamento do trecho da Alameda Padre Nóbrega, que margeia o Parque, onde houve ruptura dos tubos de concreto (reveja), levando à interdição do local.

Segundo a Prefeitura de Adamantina, foi realizada a escavação de uma primeira etapa, na área interna do Parque, que agora vai receber uma base de pedra rachão encoberta por pedra brita, para depois ocorrer a instalação das aduelas de concreto e reaterro.

Cerca de 100 aduelas já estão produzidas com o fornecedor vencedor da licitação, e começaram a ser depositadas no local após o acionamento da Prefeitura. As aduelas serão instaladas por guindaste.

A substituição das galerias metálicas corrompidas, pelas aduelas, vai ocorrer em toda a extensão do Parque, da altura da Alameda Padre Nóbrega até a ponte da Rua Francisco José de Azevedo. As obras têm custo médio de R$ 2 milhões, obtidos pela Prefeitura de Adamantina com empréstimo junto à agência paulista de fomento Desenvolve SP. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Padre Nóbrega

Em relação ao trecho onde houve afundamento de asfalto na Alameda Padre Nóbrega, a solução apresentada pela Prefeitura será a substituição do trecho danificado com a recolocação de tubos de concreto, em uma seção com cerca de 26 metros de extensão, até conectar-se novamente às galerias do Parque.

Segundo a Prefeitura, foi realizada uma ata de registro de preço junto ao setor de licitações para a aquisição dos tubos e fazer a substituição.

Com essa decisão, por hora a Prefeitura descarta uma obra mais ampla, envolvendo essa galeria da Alameda Padre Nóbrega, cuja tubulação atravessa a quadra e se conecta às galerias existentes na Alameda Maria Cândida Romanini, que por sua vez recebem águas de grande parte da área central da cidade.

Uma alternativa mais ampla chegou a ser sugerida pela Prefeitura, com o desvio dessas galerias pela via pública a partir da Alameda Maria Cândida Romanini, seguindo depois pela Avenida Adhemar de Barros, até conectar-se às galerias do Parque dos Pioneiros. Trata-se de um projeto de alto custo, o que exige a busca de recursos nas áreas estadual ou federal.

Publicidade

FS Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone