Cidades

Menina de 6 anos morre em Marília após asfixiar-se com uma bexiga

Menina de 6 anos morreu após aspirar uma bexiga em Vera Cruz.

Por: Da Redação atualizado: 13 de março de 2023 | 16h35
Equipes realizaram manobras para desobstruir as vias respiratórias, mas menina não resistiu (Reprodução). Equipes realizaram manobras para desobstruir as vias respiratórias, mas menina não resistiu (Reprodução).

Foi sepultado na tarde deste sábado (11) no Cemitério da Saudade, de Marília, o corpo da menina Alice Kadena Botelho, de 6 anos, que morreu após asfixiar-se com uma bexiga, item muito comum para decoração de festas. Ela teria tentado encher a bexiga quando aspirou o balão de látex, que ficou preso à sua garganta, causando asfixia.

A fatalidade ocorreu na noite de sexta-feira (10) em Vera Cruz, na região de Marília, onde a criança foi inicialmente socorrida, e depois transferida para o Hospital das Clínicas (HC) de Marília. Mesmo com as manobras de ressuscitação e os cuidados das equipes, ela não resistiu.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Rede Sete Supermercado

Seu corpo foi velado e sepultado em Marília. A delegacia de polícia de Vera Cruz deve instaurar inquérito para apurar as circunstâncias e eventuais responsabilidades, ainda que por omissão. Laudo do Instituto Médico Legal (IML) deve auxiliar na apuração.

Orientações

O Ministério da Saúde divulgou em dezembro, em seu site, um conjunto de orientações para prevenir casos de asfixia por engasgo em crianças.

(Imagem ilustrativa).

Conforme o órgão, a asfixia por engasgo ou sufocamento, como também é chamada, é frequentemente observada durante a primeira infância, uma vez que crianças menores de quatro anos têm por hábito levar objetos à boca como forma de reconhecimento.  

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança

A ocorrência pode ser fatal e gera preocupação em pais e responsáveis, mas medidas simples podem prevenir acidentes. Veja as principais orientações:

Engasgo por alimento

  • Corte os alimentos em pedaços pequenos ao oferecer à criança;
  • Não ofereça alimentos redondos e duros, como uvas, pipoca, cenoura crua e nozes;
  • Ensine a criança a mastigar;
  • Ensine a criança a comer sentada e com a boca fechada, isso evita que ela tente falar e comer ao mesmo tempo.

Engasgo com brinquedos

  • Ao escolher brinquedos para uma criança, considere a idade, interesse e nível de habilidade; siga as recomendações do fabricante e procure opções com selo do Inmetro;
  • Inspecione regularmente os brinquedos à procura de danos que podem resultar em algum acidente enquanto a criança os manuseia;
  • Evite utilizar balões de látex (bexigas). Se precisar utilizá-los, guarde fora do alcance da criança e a supervisione durante toda a brincadeira;
  • Mantenha brinquedos pequenos longe do alcance de crianças menores de 4 anos: bolinha de gude, brinquedos com peças pequenas, bolas pequenas e outros.

Ambiente doméstico

  • Mantenha o piso livre de objetos pequenos como botões, colares, moedas, tachinhas etc. Esses itens devem estar longe do alcance das crianças;
  • Sacolas plásticas também devem ficar longe do alcance;
  • Fique atento às crianças maiores. Muitos acidentes ocorrem quando irmãos ou irmãs oferecem objetos/alimentos para os menores.

Publicidade

Cóz Jeans
FS Telecomunicações
Prefeitura de Adamantina

Publicidade

ADT Drone