Grafite sobre Monteiro Lobato, na Biblioteca, sofre pichação; Cultura e Turismo emite nota
Vândalo pichou palavras de ódio e extremismo, segundo divulgou a Secretaria de Cultura e Turismo.

Um grafite com caricatura do escritor Monteiro Lobato, pintado em abril do ano passado na Biblioteca Pública Municipal “Jurema Citeli”, em Adamantina, sofre ataque vândalo, com pichação de palavras de ódio e extremismo.
A ação deve ter ocorrido durante o fim de semana e foi divulgada no final da manhã desta segunda-feira (14), pela Prefeitura de Adamantina, em nota, onde a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo lamenta o ocorrido e informa que já foram iniciadas as providências para tentar identificar e responsabilizar o autor. O caso, segundo o órgão municipal, foi levado à Polícia Civil.
O autor do grafite, Marcos Vinícius, utilizou suas redes sociais para comentar sobre a pichação: “Espero que quem tenha feito isso seja punido de acordo com a lei, ou que venha trabalhar comigo pelo menos uma semana, para ver o quão difícil é viver de arte aqui”, publicou.
Veja a íntegra da manifestação do poder público municipal:
“A Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina lamenta a pichação feita no prédio da Biblioteca Pública Municipal “Jurema Citeli”, mais precisamente no grafite do escritor Monteiro Lobato, com palavras de ódio e de extremismo.
As devidas providências estão sendo tomadas juntamente com a Polícia Civil para a identificação dos autores.
Salientamos que a Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina vem desde janeiro de 2021 realizando diversas ações justamente para combater, através da arte da cultura, atos de extremismo, racismo, preconceitos e tantos outros já não cabíveis em uma sociedade que deseja amenizar o abismo social existente em nosso país.
A discussão nacional sobre a pessoa de Monteiro Lobato (inclusive no STF) não apaga sua genialidade e o que ele significa para a literatura infantil brasileira. Pichar e degradar prédios e o trabalho de um artista (grafiteiro) local, que tiveram investimentos de dinheiro público, com certeza não é o caminho para que possamos colocar em discussão temas tão importantes.
Recentes trabalhos de sucesso realizados por esta Secretaria de Cultura e Turismo mostram que podemos com inteligência, igualdade e amor ao próximo recuperar erros do passado e traçar um futuro diferente”.
Divulgação do grafite, no ano passado, gerou debate sobre Monteiro Lobato
Quando da divulgação do grafite, em abril do ano passado, a publicação dividiu opiniões entre os internautas. Houve o reconhecimento ao talento do artista adamantinense que fez o grafite, Marcos Vinícius, porém as opiniões de conflitaram quanto ao homenageado, que é autor de um amplo repertório da literatura infantil, também criticado sobre eventuais referências de cunho racista que estariam presentes em suas obras.
O artista visual Marcos Vinicius na intervenção artística, em abril do ano passado (Divulgação/PMA).
Relembre a publicação da matéria sobre o grafite, em Adamantina, publicada nas redes sociais do SIGA MAIS, e os comentários que se desencadearam.