Empresários arrecadam alimentos e vão distribuir kits para moradores em situação de vulnerabilidade
A partir da arrecadação, empresários vão montar kits de alimentos para moradores.

Um grupo de empresários ligados ao comércio de Adamantina se mobilizou nos últimos dias para arrecadação de cestas básicas, que agora permitirão atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, agravada pela crise decorrente da pandemia da Covid-19. Muitas pessoas estão sem o básico para a alimentação regular.
A iniciativa mostrou sensibilidade dos dirigentes empresariais, que mesmo diante do cenário de extrema dificuldade e preocupações com os próprios negócios, pagamento de fornecedores e salários dos funcionários, dedicaram-se também para uma causa em favor do mais necessitado.
Parte dos donativos arrecadados (Imagens: Cedidas).
Os próprios empresários estão organizando os critérios para a distribuição dos kits de alimentação que serão montados a partir das doações recebidas.
Resposta prática
A ação foi uma resposta prática às críticas dirigidas ao setor. Pelas redes sociais, pessoas apontaram que os dirigentes estariam preocupados apenas com seus negócios.
A colocação equivocada, todavia, não reconhece o alcance social do comércio ativo e do emprego. Estando o comércio com seus serviços ativos, há movimentação na economia – em todos os setores – e mais empregos.
Esses fatores repercutem em importantes ganhos sociais. Já com a permanência das medidas restritivas e imposições ao comércio, a condição de retomada da economia fica cada vez mais longe e incerta, e põe em risco todo o entorno da atividade econômica do comércio, principal setor empregador na cidade. (Continua após a publicidade...)
Um ano de restrições e portas fechadas
Desde 22 de março do ano passado o comércio de Adamantina opera com restrições e em muitos momentos com portas fechadas, por determinação dos órgãos governamentais.
Um ano depois, a sociedade vive a expectativa da vacinação, e aposta na imunização como tentativa de para a retomada do convício social, fator que pode desencadear positivamente em todos os setores econômicos e sociais atingidos pela pandemia. A passos lentos, essa recuperação vai exigir muito esforço, em um ambiente onde interagem a agonia, as incertezas e a esperança.