Cidades

Compromisso social: Proeste se pronuncia sobre funcionário com Covid-19 que não cumpriu isolamento

Empresa desaprova conduta isolada do colaborador, que estava de licença e fora do trabalho.

Por: Da Redação atualizado: 18 de março de 2021 | 14h47
Proeste está há 11 anos em Adamantina e se pronuncia sobre caso que repercutiu na cidade (Arquivo). Proeste está há 11 anos em Adamantina e se pronuncia sobre caso que repercutiu na cidade (Arquivo).

O SIGA MAIS publicou nesta terça-feira (16) notícia sobre um morador de Adamantina positivo para Covid-19 que não cumpriu a determinação de isolamento social e foi flagrado por duas vezes no último fim de semana em espaços públicos, inclusive teria sido visto sem o uso de máscara.

Em razão do risco à saúde pública e da violação à medida sanitária decorrente da pandemia, a conduta isolada do homem, que em nenhum momento teve sua identidade divulgada, mobilizou a Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar e o caso pode parar no Ministério Público.

A informação gerou reações imediatas na comunidade adamantinense, de repúdio à conduta do homem, ainda na condição de paciente com prescrição de isolamento social. Pelos aplicativos de mensagens usuários trocaram informações sobre o ocorrido e imagem extraída das redes sociais, que identificava o morador.

Nesta quarta-feira (17) a Proeste de Adamantina, concessionária Chevrolet, usou os meios de comunicação para se posicionar abertamente sobre o tema.  Segundo o diretor do grupo Proeste, Leandro Tadeu Alves da Silva, o caso noticiado se refere a trabalhador do quadro empresa, atualmente afastado. Ele também detalhou as medidas administrativas a serem adotadas em relação ao profissional. “Enquanto ele está afastado, nada pode ser feito. Assim que retornar, será desligado”, afirmou o diretor. O colaborador já foi comunicado sobre essa decisão.

Com a divulgação do caso, indiretamente, moradores vincularam a Proeste ao episódio. “A empresa contribui com a vida do funcionário, do colaborador, mas nós não temos nenhuma ação sobre o que ele faz fora de hora, nos momentos de lazer ou até no momento em que está de férias ou suspenso por um atestado médico”, ponderou Leandro. “A empresa lamenta os fatos, lamenta o ocorrido”, continuou.

O diretor da empresa reiterou que a conduta do colaborador, individual, fora do ambiente de trabalho, e sob sua responsabilidade, foi inapropriada. “Somos uma empresa importante na Alta Paulista. Os nossos comportamentos e os nossos atos precisam ter cuidado e zelo”, disse. “Entendemos que precisamos escolher quem está conosco, sim”, completou.

Leandro desmentiu ainda comentários de que a concessionária estaria infectada. Ele detalhou a ocorrência de três casos. Um deles, do trabalhador que descumpriu as medidas de isolamento; um segundo caso suspeito cujo resultado dos exames foi negativo e o colaborador retornou nesta quarta-feira ao trabalho; e o terceiro ainda é suspeito, aguardando os resultados de exames e, preventivamente, o trabalhador está afastado. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Trabalho pela comunidade

Em sua fala, o diretor do grupo Proeste destacou que a empresa está há 11 anos em Adamantina e ao longo de mais de uma década coleciona ampla biografia de trabalhos pela comunidade, dentro do seu compromisso social e comunitário.

Ele citou que a empresa é parceira de iniciativas e instituições locais, como a Casa do Garoto, Iama, Lar dos Velhos, APAE, PAI Nosso Lar, Rede de Combate ao Câncer, associações de bairros; é madrinha do projeto Escola do Amor, desde 2015, realizado pela Escola Municipal Eurico Leite de Moraes; além de apoiar atividades esportivas e equipes de futebol e outros esportes amadores.

Na área ambiental promoveu o plantio de árvores, e ainda nesta área, associada à saúde pública e controle de zoonoses, promoveu ações e mobilizou parceiros para a castração de mais de 400 gatos, e ajuda com a alimentação de animais de rua. Nas ações de urbanismo, patrocinou a instalação de lixeiras e placas de identificação de nomes de ruas.

Além do apoio, patrocínio e de suas próprias ações comunitárias, os colaboradores da empresa se mobilizam para o trabalho voluntário. “Sempre que houvesse ação que precisasse melhorar a nossa comunidade, a Proeste esteve presente”, destacou. “Nunca fizemos uma promoção pessoal, uma promoção da empresa, e sim pelo bem estar da comunidade, onde estamos inseridos, continuou.

A Proeste Adamantina é reconhecida ainda como “Empresa Cidadão” pelo Rotary Club International, por ter atuado em causas humanitárias.

Particularmente, o diretor falou de sua atuação pessoal, como palestrante em diversos projetos locais e atuando voluntariamente em eventos comunitários. Ele presidiu o Rotary Club de Adamantina no ano rotário 2016/17.

Com essa exposição, Leandro reiterou que toda a trajetória alcançada pela Proeste precisa ser valorizada e protegida, e mais uma vez justificou as decisões anunciadas em relação ao episódio desta semana. “Os colaboradores podem representar a nossa empresa. Mas qualquer colaborador, sozinho, não pode macular nem promover uma empresa toda”, disse. “Um colaborador, de uma ação isolada, não pode e não vai comprometer todo o brilho que a empresa construiu nessa última década aqui em Adamantina”, completou.

Em relação aos próximos passos, a Proeste deve inaugurar sua nova loja em Adamantina, em abril, e em breve deve lançar um loteamento na cidade. “A Proeste firmou seus pés aqui”, disse orgulhoso.

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Publicidade

Cóz Jeans
FS Telecomunicações
Prefeitura de Adamantina

Publicidade

ADT Drone