Vereadora aponta possíveis riscos estruturais no CIS; Prefeitura detalha medidas quanto ao local
Condição das instalações no CIS de Adamantina preocupa vereadora.
A vereadora Marta de Almeida Bezerra (PSD) fez um alerta grave sobre as condições estruturais do Centro Integrado de Saúde (CIS) de Adamantina, durante a sessão da Câmara Municipal realizada na segunda-feira (20). Em sua manifestação, a parlamentar denunciou o estado de deterioração do prédio, mencionando rachaduras e riscos à segurança de usuários e funcionários.
Marta, juntamente com os vereadores Gabi Calil (PRD), Mary Alves (Novo) e Cid Santos (Novo), apresentou a Indicação nº 393/2025, solicitando ao Poder Executivo estudos técnicos e financeiros para a realização de obras emergenciais no local.
Segundo a vereadora, a situação é preocupante e exige uma ação imediata da Prefeitura. “Não é de hoje que o CIS vem sofrendo com a deterioração. Venho aqui apresentar essa indicação juntamente com os meus colegas, vendo a necessidade de uma análise técnica e financeira, mas tem que ser urgente, tem que ser para ontem”, afirmou em plenário.
A parlamentar, que é funcionária pública e atua no próprio CIS, relatou problemas estruturais visíveis, com salas interditadas e restrição de acesso a servidores e pacientes devido aos riscos identificados. “Estando ali todos os dias, sendo meu local de trabalho, a gente está vivendo junto a deterioração do prédio. Tem sala fechada, tem sala que está proibido entrar funcionário e paciente. Não está podendo ser usada. Assim, a necessidade é real e urgente. Aquele espaço está comprometendo a segurança tanto dos pacientes quanto dos funcionários”, destacou.
Vereadora é funcionária pública e trabalha no local (Siga Mais).
Durante sua fala, Marta citou um caso específico que ilustra a gravidade da situação: “Nós temos uma sala tão importante lá que não está sendo utilizada, porque o chão rachou, beirando a parede. E se tiver um funcionário, se tiver um paciente sendo atendido, e essa laje descer? É uma necessidade real que nós estamos vivendo hoje”, alertou.
A vereadora reforçou que o pedido tem caráter preventivo, voltado à preservação da integridade física de todos que frequentam o espaço. “Estamos pedindo essa reforma para que, se tiver condição de continuar o uso, que seja um uso seguro, tanto para os funcionários quanto para os usuários e pacientes do SUS, para que possamos ter um ambiente não só acolhedor, mas também com segurança”, completou.
CIS abriga diferentes serviços de saúde (Siga Mais).
O Centro Integrado de Saúde (CIS) abriga diversos serviços públicos de saúde e recebe diariamente um grande fluxo de pacientes, o que amplia a preocupação com a segurança e o funcionamento adequado do prédio.
A Indicação nº 393/2025, protocolada pela vereadora, foi encaminhada à Prefeitura de Adamantina, a título de sugestão legislativa, na expectativa de análise e providências.
Prefeitura afirma ter feito vistoria no mês passado
Após a sessão, o Siga Mais procurou a Prefeitura de Adamantina. Em nota, a administração municipal informou que o departamento de engenharia realizou vistoria no prédio no mês passado e detalhou as medidas já adotadas e as que estão em andamento.
Confira a íntegra da nota:
“A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, informa que ainda no mês de setembro o departamento de engenharia realizou visitas no prédio do Centro Integrado de Saúde (CIS) para avaliação detalhada das anomalias detectadas, objetivando viabilizar as intervenções e as adequações necessárias, para que as obras sejam executadas.
Em razão das constatações iniciais, a Secretaria de Saúde procedeu ao remanejamento preventivo de duas salas afetadas, com o objetivo de permitir o início das ações corretivas sem comprometer o atendimento.
Esse remanejamento foi adotado de forma preventiva e com foco na segurança e na manutenção dos serviços de saúde.
Com base na vistoria inicial, a equipe técnica qualificou o problema como pontual, sem indicativos de comprometimento generalizado da estrutura do CIS.
A correção necessária está incluída no rol dos próximos serviços a serem realizados pela Secretaria de Obras e Serviços, sendo que os procedimentos seguintes — estudo técnico detalhado, orçamento e projeto executivo — serão conduzidos pela Secretaria de Planejamento.”
Prédio que abrigaria a UPA já foi um “elefante branco”
O prédio do CIS foi originalmente projetado para abrigar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), conforme o contrato nº 140/2011 firmado entre o Município e o Ministério da Saúde. A obra teve início em maio de 2011 e deveria ter sido concluída em janeiro de 2012, mas só foi finalizada em abril de 2017. O investimento à época foi de R$ 1.076.250,12.
Local foi construído para abrigar uma UPA e chegou a ficar abandonado (Arquivo/Siga Mais).
Local foi construído para abrigar uma UPA e chegou a ficar abandonado (Arquivo/Siga Mais).
A proposta da UPA previa atendimento regional e suporte ao SAMU, mediante pactuação com municípios vizinhos — o que não se concretizou. Sem a divisão de custos, Adamantina desistiu de assumir sozinha o serviço, e o imóvel permaneceu por anos sem uso, sofrendo a ação do tempo e se deteriorando.
Em 2018, a administração municipal decidiu recuperar o prédio, mobilizando recursos próprios e mão de obra de reeducandos do sistema prisional da região. Em novembro de 2019, o imóvel passou a abrigar o Centro Integrado de Saúde (CIS), que segue em funcionamento até hoje.