VeÃculos para transporte de pacientes em manutenção ampliam complexidade operacional em Adamantina
Das 15 ambulâncias, três estão em manutenção, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Parte da frota de veículos utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina para o transporte de pacientes encontra-se temporariamente fora de circulação, em manutenção. A informação foi confirmada pela Prefeitura em nota enviada ao Siga Mais.
Na penúltima semana de outubro, o portal recebeu informações sobre a situação de diversos veículos da frota municipal de ambulâncias, atualmente fora de uso, sob manutenção no almoxarifado municipal e em oficinas da cidade e da região. Segundo a fonte, um ônibus utilizado no transporte de pacientes também estaria parado no almoxarifado, com peças sendo retiradas para manutenção de outro veículo semelhante.
Os questionamentos foram encaminhados à administração municipal, que detalhou, em nota, a estrutura e a atual situação do transporte da Secretaria de Saúde, responsável pelos deslocamentos de pacientes do município.
De acordo com a administração municipal, três ambulâncias e um veículo de passeio estão em manutenção. Essa condição tem exigido da Prefeitura ajustes operacionais para garantir o transporte de pacientes para consultas, exames e tratamentos em outras localidades.
Em alguns casos, conforme a nota, a Secretaria de Saúde tem recorrido a veículos de outras secretarias municipais ou à contratação de transporte complementar (frete), medida adotada para assegurar que nenhum paciente deixe de ser atendido ou transportado por falta de veículo.
Ambulâncias e ônibus fora de operação
O Siga Mais localizou duas ambulâncias paradas. Uma delas tombou após um acidente de trânsito na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Oriente, em outubro de 2023, e permanece estacionada no almoxarifado municipal. Pouco antes do acidente, o veículo havia recebido revisão completa de câmbio e motor.
Acidente com ambulância foi em 2023 (Reprodução).
Acidente com ambulância foi em 2023 (Reprodução).
Após o sinistro, as partes danificadas foram recuperadas. Entretanto, segundo apuração do Siga Mais, uma falha no uso posterior do veículo, com baixo nível ou ausência de óleo no motor, teria fundido o motor durante um deslocamento dentro da cidade.
Ambulância acidentada no almoxarifado municipal (Siga Mais).
Ainda segundo a mesma fonte, outra ambulância tipo van, com duas macas para transporte de pacientes, está há mais de seis meses estacionada em frente a uma oficina, no centro da cidade. Por sua capacidade de transporte duplo, o veículo é considerado estratégico para os deslocamentos.
Ambulância de duas macas em oficina no centro da cidade (Siga Mais).
Estrutura de transporte da Saúde
Segundo a Prefeitura, o município dispõe de 15 ambulâncias destinadas ao atendimento de saúde, além de outros veículos de apoio para transporte de pacientes, distribuídos da seguinte forma:
- 4 micro-ônibus, utilizados no transporte intermunicipal de pacientes em tratamento fora do domicílio;
- 1 van convencional e 1 van adaptada para cadeirantes;
- 6 veículos de passeio, empregados no transporte individualizado de pacientes e em demandas administrativas.
Do total de ambulâncias, duas são exclusivas do SAMU Municipal (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – 192), que mantém atendimento contínuo em todo o perímetro urbano e rural. As demais são utilizadas prioritariamente no transporte de pacientes para outras cidades, em consultas, exames, tratamentos e internações.
Atualmente, conforme a administração, 12 das 15 ambulâncias estão ativas, além dos demais veículos da frota.
Manutenções e novas aquisições
A Prefeitura informou que as manutenções dos veículos da saúde são realizadas de forma técnica e planejada, seguindo prazos compatíveis com a disponibilidade de peças e com a agenda das oficinas credenciadas. Eventuais atrasos podem ocorrer devido à necessidade de encomenda de componentes específicos ou por situações emergenciais.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o município possui duas emendas parlamentares aprovadas, destinadas à aquisição de novos veículos para o setor. Os recursos estão em fase final de tramitação junto aos entes responsáveis (Estado e União), antes da liberação dos valores e abertura do processo licitatório.
Integração com o Corpo de Bombeiros
Como parte das ações para aprimorar o atendimento de urgência, a Prefeitura destaca a assinatura, nesta sexta-feira (24), de um convênio com o Corpo de Bombeiros, por meio do programa de Atividade Delegada.
O acordo permitirá a atuação conjunta no atendimento das ocorrências do serviço 192, ampliando a agilidade, a segurança e o suporte técnico aos atendimentos de emergência realizados no município.