Conforme adiantou o Siga Mais, ESF da vila Cicma deixa o CIS e passa a atender no Postão
CIS (Centro Integrado de Saúde) de Adamantina passará por reformas estruturais.
Conforme antecipado pelo Siga Mais em reportagem publicada em 12 de janeiro, o Centro Integrado de Saúde (CIS) de Adamantina passará por reformas estruturais, o que tem provocado o remanejamento gradual dos atendimentos para outros pontos da rede municipal de saúde.
O CIS apresenta rachaduras, afundamento de piso, infiltrações e, em períodos de chuva intensa, alagamentos, situação que motivou a reorganização dos serviços. Dentro desse cronograma, o serviço de fisioterapia já deixou o espaço e passou a funcionar no Postão de Saúde, na região central da cidade, desde o dia 19 de janeiro.
Agora, segundo informou a Prefeitura de Adamantina nesta terça-feira (3), a próxima mudança envolve os atendimentos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila Cicma, que atualmente funcionam no CIS. A partir da próxima segunda-feira (9), os serviços também passarão a ser realizados no Postão.
Ainda conforme a administração municipal, o atendimento aos moradores feito pelo médico Jorge Luis Alonso Espinosa, clínico geral vinculado à FAI, será mantido a partir das 18h, igualmente no Postão de Saúde.
De forma temporária, permanecerão no CIS os serviços de Vigilância Epidemiológica, Ambulatório de Infectologia, Clínica Geral com a médica Sueli Aparecida Rombaldi Cunha, atendimento psicológico (com três profissionais), fonoaudiologia, nutrição, pediatria, ginecologia/saúde da mulher e ultrassonografia. A Prefeitura informou que, gradualmente, esses atendimentos também serão transferidos para outros locais, que ainda serão definidos e divulgados.
Mais de 3 mil atendimentos e mil consultas médicas em janeiro
Somente em janeiro deste ano, o CIS registrou mais de mil consultas médicas e cerca de três mil atendimentos envolvendo procedimentos, enfermagem, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição. Atualmente, Adamantina conta com oito unidades de saúde, responsáveis por 11 Estratégias de Saúde da Família (ESF) em funcionamento no município.