Adamantina tem 554 casos de dengue e 5 de chikungunya confirmados; mutirão sengue no centro
Números atualizados são desta quinta-feira (24), conforme Dados do Painel de Arboviroses.

Dados do Painel de Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde, verificados na manhã desta quinta-feira (24), mostram que Adamantina soma 554 casos confirmados de dengue desde o início do ano, e ainda 5 casos positivos de chikungunya. As duas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz com facilidade em locais com água parada.
Conforme o Painel, dos 554 casos positivos de dengue, dois foram classificados como graves e 20 com a menção “alarme”. Não há óbitos pela doença. Há ainda 138 casos suspeitos em investigação. Se confirmados, podem elevar para 692 o saldo de positivos. Quanto à chikungunya são 5 casos positivos e 18 em investigação.
Moradores com sintomas suspeitos são orientados a procurar o posto de saúde mais próximo de casa. Veja abaixo tópico com os principais sintomas de dengue e chikungunya.
Mutirão
Com esse cenário Adamantina mantém o programa de recolhimento de materiais inservíveis que possam acumular água, que nesta semana – até sábado (26) – ocorre na área central da cidade. O objetivo é recolher itens que acumulem água, como vasos de plantas, pneus, garrafas, pratos de plantas, caixas d’água, latas, tambores, entre outros.
A Secretaria de Obras, responsável pelo recolhimento, pede que a população coloque todos os itens a serem descartados de uma única vez a fim de dar agilidade ao trabalho.
Além disso, a Secretaria de Saúde orienta que em virtude da previsão do tempo que indica chuva para os próximos dias, é fundamental executar uma vistoria nos quintais, calhas e outros locais, a fim de evitar itens que acumulem água e sejam propícios ao desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti.
Sintomas
Dengue e chikungunya são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e apresentam sintomas parecidos, mas com algumas diferenças importantes. Veja um resumo dos principais sintomas:
Dengue
- Febre alta (súbita)
- Dor de cabeça intensa
- Dor atrás dos olhos
- Dores musculares e nas articulações
- Manchas vermelhas na pele
- Cansaço extremo
- Náuseas e vômitos
Chikungunya
- Febre alta (de início repentino)
- Dores intensas nas articulações (podem durar semanas ou meses)
- Inchaço nas articulações
- Dor muscular
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas na pele
A principal diferença está na intensidade e duração das dores articulares, que são mais fortes e persistentes na chikungunya. Em casos suspeitos, é essencial procurar atendimento médico para diagnóstico e tratamento adequados.
(Divulgação).