PolÃcia Militar Ambiental celebra 49 anos de atuação com operações especiais
Batalhão responsável por 186 municÃpios reforçará ações de fiscalização e proteção ambiental.
O 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2º BPAmb) comemora neste domingo (21) seus 49 anos de criação. A data será marcada por operações especiais em toda a área de atuação da unidade, com reforço das ações de policiamento ambiental e rural voltadas à prevenção e repressão de crimes ambientais, proteção dos recursos naturais e segurança no campo.
Instalado oficialmente em 1977, na cidade de Birigui, o batalhão consolidou-se ao longo de quase cinco décadas como uma das principais referências estaduais na fiscalização ambiental e no policiamento rural. Atualmente, sua área de atuação ultrapassa 77 mil quilômetros quadrados, abrangendo 186 municípios distribuídos pelas regiões administrativas de Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente e Marília.
Segundo a corporação, a missão da unidade é promover a sustentabilidade ambiental e garantir a segurança do homem do campo, atuando diariamente na preservação dos recursos naturais e na proteção do patrimônio ambiental paulista.
Ao longo de sua trajetória, o batalhão desenvolveu uma ampla gama de ações voltadas à proteção ambiental. Entre elas estão atividades de educação ambiental, vistorias em propriedades rurais, autuações e embargos de atividades consideradas lesivas ao meio ambiente, recuperação de implementos agrícolas furtados ou roubados e encaminhamento de infratores à Justiça.
De acordo com a Polícia Militar Ambiental, as ações preventivas ocupam papel de destaque nesse trabalho, contribuindo para reduzir impactos causados por atividades humanas irregulares e ampliar a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.
Operações comemorativas
Como parte das comemorações pelos 49 anos da unidade, serão intensificadas as operações de policiamento ambiental e rural em toda a área sob responsabilidade do batalhão. As ações terão foco no combate a crimes e infrações ambientais, proteção dos recursos naturais, enfrentamento à caça ilegal e outras práticas prejudiciais ao meio ambiente.
Além das atividades operacionais, a corporação informou que promoverá ações educativas em escolas e instituições, com o objetivo de ampliar a conscientização da população sobre a preservação ambiental. Também estão previstas homenagens internas aos policiais militares e profissionais que contribuíram para a história da unidade.
Compromisso renovado
Na nota divulgada à imprensa, o 2º Batalhão de Polícia Ambiental destacou que a data representa não apenas um momento de celebração, mas também de reafirmação do compromisso institucional com a proteção dos recursos naturais e a promoção da segurança socioambiental.
Ao completar 49 anos de existência, a unidade reforça sua missão de servir e proteger, preservando o meio ambiente para as atuais e futuras gerações.
“Polícia Militar Ambiental: a força pública a serviço da vida, protegendo hoje para garantir o amanhã”, destaca a mensagem institucional divulgada pela corporação.