Polícia Militar prende estelionatário e recupera dinheiro e cartões de vítimas em Adamantina
Golpistas se apossavam de dados pessoais e cartões de crédito e débito das vítimas.
A Polícia Militar de Adamantina conseguiu prender um estelionatário que praticava golpes envolvendo a retenção de cartões de crédito e débito das vítimas. Com a prisão do homem, também foi possível recuperar dinheiro e cartões das vítimas, além de apreender, também, máquinas de cartões, celulares e outros objetos.
No golpe, as pessoas recebiam um telefonema simulando ser da central de cartões, onde o golpista perguntava se havia sido realizada determinada compra, que estaria fora dos padrões e comportamento da vítima. Com a negativa da vítima, orientava para que a mesma ligasse para a central 0800 do próprio banco ou da administradora de cartões, para assim criar um ambiente de segurança e confiança, porém o golpista permanecia com a chamada aberta, sem desligar o telefone.
Assim, quando a vítima ligava para a central, o ele mesmo simulava um atendimento seguro, quando então pedia os dados bancários e dos cartões, senhas e outras informações. Confiando que de fato estavam falando com o 0800, as vítimas forneciam os dados.
Dinheiro, cartões, máquinas de cartão e celulares apreendidos (Foto: Cedida/PM).
O atendente golpista informava ainda que diante do coronavírus, havia um serviço par retirada de cartões em domicílio. Ele orientava que o mesmo seria retirado por um motoboy credenciado, informando o nome e uma senha, e pedia ainda que a vítima cortasse o cartão na altura da bandeira. Essa condição também tentava passar segurança e confiança à vítima. Porém, a área magnética e o componente eletrônico do cartão ficavam preservados.
Com isso, o motoboy ia até o endereço, se identificava e informava sua senha à vítima, que entregava o cartão. Em posse do mesmo, e com as informações pessoais já colhidas anteriormente, faziam saques e compras via débito. Pelo menos quatro pessoas de Adamantina foram vítimas desse esquema. (Continua após a publicidade...)
Uma das vítimas conseguiu recuperar imagens gravadas por câmeras de segurança o que permitiu colher as características físicas do golpistas e da moto que usava. A Polícia Militar de Adamantina foi acionada e a partir dessas informações consegui abordar o suspeito na avenida Rio Branco, proximidades da agência local do Banco do Brasil.
De acordo com a PM, o suspeito percebeu a aproximação da equipe e tentou empreender fuga a pé, porém foi contido pelos policiais. Em uma busca policial, foram localizados com o homem um cartão de crédito do Banco do Brasil em nome de uma das vítimas, R$ 60,00, um celular iPhone e uma chave do quarto de um hotel da cidade.
Moto usada pelo golpista foi apreendida (Foto: Cedida/PM).
Indagado o suspeito confessou os crimes praticados e informou que no quarto do hotel teria mais objetos referente ao estelionato. Em vistoria no quarto a Polícia Militar localizou R$ 1.990,00 em cédulas de diversos valores, duas máquinas de cartão de crédito, um celular da marca Samsung, roupas, comprovante de saques referente aos cartões de crédito das vítimas e 11 cartões de créditos de várias bandeiras e bancos, em nome de diversas pessoas. Já a moto estava estacionado no pátio do hotel.
Diante das evidências e apreensões foi dado voz de prisão ao autor por infringir o artigo 171 do Código Penal, sendo algemado pelos policiais, por receio de fuga. O estelionatário, os objetos, dinheiro e motocicleta foram apresentados pela Polícia Militar ao plantão da Polícia Civil, onde o delegado, após tomar conhecimento dos fatos e ouvir as vítimas que foram ao local para reconhecimento do golpista, ratificou a voz de prisão permanecendo o acusado a disposição da justiça, recolhido à cadeia pública local.
Dinheiro, cartões, máquinas de cartão e celulares apreendidos (Foto: Cedida/PM).