Morador de Adamantina é multado em R$ 3 mil por manter jabutis em cativeiro
Polícia Ambiental apreendeu seis animais silvestres em casa no conjunto Mário Covas, após denúncia.
Um morador de Adamantina, de 50 anos, foi autuado administrativamente em R$ 3 mil após ser flagrado mantendo animais silvestres em cativeiro sem autorização legal. A ocorrência foi registrada nesta terça-feira (18), no Conjunto Habitacional Mário Covas, durante atendimento da Polícia Militar Ambiental a uma denúncia.
No local, os policiais constataram que o homem mantinha seis jabutis em cativeiro. Diante da irregularidade, foi lavrado Auto de Infração Ambiental (AIA) com base no artigo 25, parágrafo 3º, inciso III, da Resolução SIMA nº 05/2021, que prevê penalidades para a manutenção ilegal de animais da fauna silvestre.
Jabutis foram encontrados na casa, no Mário Covas (Cedida/PM Ambiental).
Após capturados, animais foram soltos no meio ambiente (Cedida/PM Ambiental).
Os animais foram apreendidos pela equipe e, após avaliação, constatou-se que estavam em boas condições de saúde. Por essa razão, foram devolvidos ao habitat natural.
Além da autuação administrativa, a ocorrência será encaminhada por meio de ofício pela PM Ambiental à Delegacia de Polícia Civil de Adamantina. De acordo com o policiamento, envolvido também poderá responder criminalmente por infração ao artigo 29 da Lei Federal nº 9.605/1998, a Lei de Crimes Ambientais, que trata de condutas lesivas à fauna.